Carregando...

Feira cultural apresenta os encantos da mariscagem em Sergipe

  • 26-07-2023
Foto: Iris Brito Lopes/PEAC

Organizada pelo Movimento das Marisqueiras de Sergipe, a feira “Da cata ao prato” acontece no Museu da Gente Sergipana.


Nos dias 4 e 5 de agosto, sexta-feira e sábado, acontecerá no Museu da Gente Sergipana o evento "Da cata ao prato" - I Feira Cultural do Movimento das Marisqueiras de Sergipe. O evento contará com rodas de conversa, exibição de filmes, oficinas e vendas de diferentes produtos oriundos dos rios, mangues e marés. As marisqueiras de Sergipe apresentarão ao público a diversidade de seus sabores e saberes, desde os catados de mariscos, crustáceos, peixes e camarão sete barbas até as biojóias e artesanatos.


A Feira terá início na noite de sexta-feira, 4, com a exibição de filmes e um coquetel de abertura a partir das 19h. Já no sábado, a feira estará aberta às 9h e se estenderá até às 22h. Os visitantes terão a oportunidade não só de levar os produtos da mariscagem para suas casas, mas também de se deliciar com pratos já conhecidos da culinária sergipana, como moqueca de aratu na palha, caldinhos de sururu, ostra e mariscos, bobó de camarão, entre outros, tudo preparado com os cuidados ancestrais das marisqueiras de Sergipe.


As oficinas "Da cata ao prato", ministradas por marisqueiras de diferentes regiões do litoral sergipano, apresentarão ao público, através da contação de histórias e preparação de receitas, o percurso dos alimentos das águas, desde a cata até chegar ao prato. Nessas oficinas, as marisqueiras mostrarão as ferramentas de trabalho, as técnicas de filetagem, os temperos e os preparos dos alimentos.


Temas importantes como os direitos das mulheres marisqueiras, a alimentação saudável e a aquisição dos produtos da mariscagem para a merenda escolar serão abordados nas rodas de conversa. A programação é destinada a toda a família, e as crianças também serão contempladas com atividades especiais, como o espaço da "Criança da Gente” que contará com brincadeiras e jogos que abordarão o universo das marisqueiras e pescadoras do estado.


O encerramento da feira cultural será marcado pelo show da banda Donali, que se apresentará a partir das 19h. A feira "Da cata ao prato" tem entrada gratuita e é destinada a todos os públicos.

 


Da cata ao prato - I Feira Cultural do Movimento das Marisqueiras de Sergipe

Data: 4 e 5 de agosto de 2023
Horário: 4 de agosto (19h às 22h) / 5 de agosto (9h às 22h)
Local: Museu da Gente Sergipana
Realização: Movimento das Marisqueiras de Sergipe
Apoio: Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC)

Apoio Cultural: Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana

A realização do PEAC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama.