Carregando...
O Canal do Mangue é um canal de rádio/podcast realizado pelo Núcleo de Educomunicação do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) voltado às comunidades e povos tradicionais de Sergipe. A cada mês, um novo episódio aborda, através da Comunicação Popular, temas importantes sobre a realidade de pescadores e marisqueiras de Sergipe.
Olha quem vem chegando em terra firme! É o Canal do Mangue 64 que desce em Abadia para percorrer as muitas ladeiras em busca de histórias de reis, de lobas e até outros bichos! Quem nos leva nessa viagem é Dona Carmiranda, uma verdadeira apaixonada por cantar o coco e dançar o samba desde muito nova. Ela nos leva para conhecer a Casa da Cultura e a diversidade de manifestações culturais que compõem o calendário festivo da comunidade.
Os dramas, as aventuras e as conquistas em alto mar viram temas das canções interpretadas pela Marujada Nossa Senhora de Abadia, grupo centenário do município de Jandaíra, região norte da Bahia. Fomos até lá conhecer o Mestre Anirdo Anastácio, responsável pelo resgate da tradição há mais de 50 anos. Junto de seu filho, o Mestre Noquinha, ele comanda o grupo que se apresenta na comunidade durante os festejos natalinos.
Neste episódio discutimos o tema da educação ambiental e a sua importância para as comunidades atendidas pelo PEAC. Os temas foram o fio do condutor da primeira Reunião da 6ª Gestão do Conselho Gestor do PEAC, evento que aconteceu no início deste mês de março e contou com a mediação do professor Frederico Loureiro, da UFRJ, além das lideranças comunitárias que compõem o projeto.
Neste episódio especial vamos ouvir sobre a Feira “Da cata ao prato”, que será realizada pelo Movimento das Marisqueiras de Sergipe (MMS) nesta sexta e sábado (04 e 05 de agosto) no Museu da Gente Sergipana.
No primeiro episódio de 2023, o Canal do Mangue traz uma maré de energia e força para navegarmos neste novo ciclo que se inicia. O poema “Herança ou último quilombo” é da poeta e atriz Elisa Lucinda.
Você que é pescador/a artesanal, quilombola, marisqueira, extrativista, trabalhador/a sem terra, camponês/a ou de terreiro e de religiões de matriz africana, este é episódio é sobre você e para você! Vamos ouvir sobre a segunda parte da longa do tempo do Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais?
Você que é pescador/a artesanal, quilombola, marisqueira, extrativista, trabalhador/a sem terra, camponês/a ou de terreiro e de religiões de matriz africana, este é episódio é sobre você e para você! Vamos entender mais sobre o surgimento e os objetivos do Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais?
Hoje é dia de conhecer Dona Zenaide, extrativista de mangabas do Santa Maria, uma mulher preta que tem muito a nos ensinar sobre vida em comunidade e que nos convida para o ato deste 8 de março.
Neste episódio trazemos uma entrevista com Seu Bruno, mestre da última comunidade de artesões barqueiros do estado de Sergipe.
Você já se perguntou como é o processo para produzir os barcos de madeira que servem para pesca e para passeio?
Quem preserva, colhe. A comunidade de mangabeiras do Santa Maria, em Aracaju, realizou uma festa da colheita para celebrar o período e demarcar sua luta. O Canal do Mangue esteve presente para entender a luta contra os empreendimentos da prefeitura municipal que ameaçam as áreas de mangabeiras.
Uma comunidade de pescadores onde vivem os últimos barqueiros do estado de Sergipe, mas que está sendo ameaçada de despejo e multada com altos valores desde o ano passado. Qual o conflito da Prainha do Bairro Industrial, em Aracaju, e por quê eles devem permanecer no território que ocupam há 40 anos?
A Mãe do Brasil é indígena! Na edição 51 do Canal do Mangue, conversamos com Juliana Alves, Cacique dos Jenipapo-Kanindé, no Ceará, que que falou sobre as recentes mobilizações dos Povos Indígenas em Brasília em defesa do direito à terra e ao território, em especial a II Marcha das Mulheres Indígenas.
Chegamos à edição 50 do nosso Canal do Mangue e para celebrar esse meio cento de episódios, lideranças comunitárias de territórios abrangidos pelo PEAC falam sobre a importância do Canal do Mangue e da Comunicação Popular.
Você já deve ter ouvido falar em Povos e Comunidades Tradicionais. Mas quais são direitos e quais são lutas para defender seus territórios de vida?
O que são os royalties do petróleo? Quais são as cidades que recebem royalties? E em quais setores sociais esses valores são investidos? No episódio 48, o Canal do Mangue se debruça junto ao Observatório Social dos Royalties para entender os enredamentos presentes nas políticas de distribuição dos royalties e os impactos que esses valores tem em cidades pequenas que dependem desses recursos em seus orçamentos.
Você sabe o que está acontecendo com a população indígena do Brasil? Neste episódio, o Canal do Mangue aborda a PL 490 do Marco Temporal e os impactos que esta PL, se aprovada, pode causar na vida das populações indígenas.
Quer conhecer diferentes festejos juninos tradicionais de Sergipe e da Bahia? Neste episódio, o Canal do Mangue apresenta as principais festas de São João no mês mais importante para as culturas populares do nordeste brasileiro.
Por que são tão necessárias e urgentes políticas de auxílio aos Povos e Comunidades Tradicionais durante a pandemia?
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.