Carregando...

Projeto de compensação que potencializa produção de artesanato é finalizado em Pirambu

  • 10-04-2013

A comunidade de Santa Izabel, em Pirambu, esteve reunida no dia 25 de abril de 2013 para a solenidade de conclusão do seu projeto de compensação dentro do PEAC. Com a presença de conselheiros da Região Norte e técnicos da Petrobras, UFS e Sociedade Semear, os moradores participaram da entrega oficial da reforma do Centro Comunitário, dos equipamentos, mobiliário, matérias-primas e da conclusão oficial dos cursos necessários para manejo com a palha de ouricuri e taboa.

Comunidade e Equipes técnicas reunidos

A solenidade teve início com a apresentação dos itens do projeto, conforme aprovado pelos moradores de Santa Izabel. O objetivo deste primeiro momento foi prestar contas e apresentar os valores investidos na realização de mais uma compensação do programa, além do esclarecimento de dúvidas quanto aos questionamentos levantados na ocasião da aprovação do plano de uso e gestão.

A artesã Cláudia Nascimento recebendo a sua apostila das mãos da Conselheira Maria Magarete

As artesãs foram contempladas com material didático que resgata as oficinas de artesanato em ouricuri e taboa, bem como as orientações sobre associativismo e cooperativismo sendo um importante subsídio de consulta para as mulheres que desenvolvem trabalhos em grupo para geração de renda. Uma das artesãs beneficiadas, Cláudia Nascimento comemorou os frutos do projeto. “Estamos muito felizes. Através da compensação de nossa comunidade conseguimos o material que sempre queríamos ter. O aprendizado foi grande, coisas que não tínhamos nenhuma noção e hoje produzimos um produto de qualidade. É uma vitória”, disse ela.

Conselheiros da região norte e a presidente da Associação Ilma Santos

Ainda com um grupo pequeno dedicado ao trabalho artesanal, a presidente da associação de Santa Izabel, Ilma Silva dos Santos, acredita que mais pessoas fortalecerão a arte desenvolvida no local mediante o crescimento da demanda e da renda. “Acredito que quando as artesãs estiverem em um patamar melhor do que já estão outras pessoas da comunidade irão se mobilizar e se somar ao grupo”, afirmou Ilma.

Marcus D’Alencar apresentando detalhes sobre o projeto de compensação de Santa Izabel

O representante da Petrobras, Marcus D’Alencar, enfatizou a importância desta realização. “Hoje fechamos o primeiro bloco de projetos conveniados com a Sociedade Semear. Aqui em Santa Izabel foi uma fase de crescimento para todas as equipes envolvidas, de modo que conseguimos finalizar o projeto da forma desejada: com centro reformado, as máquinas entregues e as artesãs motivadas. É um desafio ainda trazer mais gente para o projeto e por isso ainda queremos potencializar a participação no projeto”, finalizou Marcus.