Carregando...

Marisqueiras de Sergipe participam de formação política com CPP e MPP

  • 12-09-2017

No dia 29 de agosto, 17 representantes do Movimento das Marisqueiras de Sergipe (MMS) se juntaram em mais uma reunião de formação política na Universidade Federal de Sergipe. A reunião contou com a participação de três membros do Conselho da Pastoral dos Pescadores (CPP) e do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPP).

Uma mística sobre as opressões relacionadas ao trabalho nos mangues e nos mares abriu o encontro. Como de costume, a emoção tomou conta da sala. Deu-se a construção da mística e no seu desenrolar as marisqueiras se viram livres das “cercas no mangue”, “machismo” e outros inimigos.

“Resistência” é a resposta das Mulheres Marisqueiras de Sergipe

“Resistência” é a resposta das Mulheres Marisqueiras de Sergipe

Quitéria Gomes foi convidada para partilhar sua trajetória de lutas junto ao CPP numa conversa sobre o perfil do militante. “O objetivo era esclarecer um pouco da atual realidade dos movimentos sociais, mas ao mesmo tempo mostrar a força que tem um militante começando da sua base, porque é de lá que vem a força que sustenta os movimentos sociais”, comenta.

Quitéria Gomes durante formação do MMS

Quitéria Gomes durante formação do MMS

A articulação entre o CPP, o MPP e o MMS tem se intensificado em razão da Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras. O Projeto de Lei de Iniciativa Popular precisa coletar cerca de 1 milhão e meio de assinaturas em todo o país para só então ser levado à Câmara dos Deputados. “A ideia é que a gente se some. O CCP tá pra ajudar, assessorar, para contribuir no que for preciso para os movimentos de pescadores darem continuidade a esse trabalho”, declarou Quitéria.

A reflexão levantada por Quitéria sobre o papel do militante serviu como fio condutor para o restante da programação. Foram distribuídas e analisadas imagens sobre relações de poder no trabalho e ataques comuns aos movimentos sociais.

Defesa dos trabalhadores x defesa da propriedade privada

Defesa dos trabalhadores x defesa da propriedade privada

À tarde, as marisqueiras se reuniram em grupos para discutir o assunto e responder em vídeo a duas perguntas: “Que sociedade queremos construir?” e “Que tipo de militante eu quero ser para o MMS?”. O resultado não podia ser diferente. Ideal de luta, com princípios éticos e a certeza de que o futuro do projeto vai ser trilhado com muita resistência!

Formação continuada

Essa reunião foi a segunda de uma série de reuniões de formação política prevista para os próximos meses. O objetivo, além de construir a identidade política do Movimento, é preparar as marisqueiras para a eleição das coordenadoras regionais e a estadual, encerrando o ciclo das reuniões eletivas do MMS.

Esse alinhamento político é essencial para o Movimento crescer fortalecido. A convite do CPP, os próximos passos nessa caminhada serão dados em três eventos: nos dias 13 a 15 Setembro no Seminário sobre Ordenamento e Gestão da Pesca em Salvador/BA; no dia 4 de outubro no Seminário de Pescadores em Bonsucesso/Poço Redondo-SE; e entre os dias 25 a 28 de outubro no Encontro Nacional de Pescadores no Maranhão. A maré vem trazendo coisa boa e a luta está só começando!

 

Programa Peac

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.