Carregando...

Marisqueiras de Sergipe se reúnem para debater produção de saúde e relações de gênero

  • 03-05-2018

No ultimo sábado, 28, foi realizada uma reunião de Grupo de Base (GB) com a participação de Mulheres Marisqueiras do Litoral Centro de Sergipe. A atividade faz parte do conjunto de ações do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC), através do Projeto de Organização e Fortalecimento Sociopolítico das Marisqueiras do Litoral de Sergipe.

A reunião aconteceu na Capela Bom Jesus dos Navegantes, no Povoado Areia Branca em Aracaju e teve por objetivo contribuir com as estratégias de auto-organização do Movimento das Marisqueiras de Sergipe (MMS), através do fio condutor da temática Saúde e relações de Gênero na pesca artesanal. Estiveram presentes também representantes do MMS do litoral Sul, equipe técnica do PEAC e a Professora da Universidade Federal de Sergipe e Médica Sanitarista Priscila Batista.

Primeiro grupo de base discute a saúde da mulher marisqueira em Aracaju

Primeiro grupo de base discute a saúde da mulher marisqueira em Aracaju

Durante a atividade, foi exibido o documentário “Mulheres das Águas” do Diretor Beto Novaes, realizado pela Fiocruz/ UFRJ. O filme apresenta o retrato da vida e da luta das pescadoras nos manguezais do Nordeste do Brasil com destaque para o engajamento e a resistência dessas mulheres em busca da preservação e demarcação dos territórios pesqueiros, manutenção e ampliação dos seus direitos sociais, melhoria das condições de trabalho e da saúde.

Após a exibição, foi iniciada uma roda de conversa para partilhar as concepções sobre o conceito de saúde e estabelecer relações entre o filme e a vida das mulheres Marisqueiras de Sergipe.

“A poluição nos mangues devido aos despejos de dejetos dos esgotos urbanos contribuem para o surgimento de bactérias que provocam irritações em nós Marisqueiras”, relata a marisqueira Luisa Santos, do Povoado Areia Branca/Aracaju. Esse problema de contaminação dos rios e manguezais foi constatado em outras comunidades da Área de Abrangência do PEAC. O debate seguiu com as contribuições da Professora Priscila Batista acerca do tema “Saúde não é a ausência de doença, esse encontro de mulheres produz saúde no sentido que todas estamos nos cuidando”, afirma.

GRUPOS DE BASE

Os Grupos de Base fazem parte da metodologia adotada para a mobilização e preparação para o III Encontro Estadual das Marisqueiras de Sergipe, a ser realizado no mês de Julho deste ano. Durante os meses de Maio e Junho, acontecerão mais duas reuniões de GB’s nas regiões Norte – que vai debater os Princípios Políticos Pedagógicos de Auto-organização – e no Sul, que abordará o trabalho feminino na pesca artesanal.

 

Programa Peac

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.