Carregando...
Foi realizada na noite desta sexta-feira, 30/11, a solenidade de abertura do V Encontro do PEAC, evento que ocorre no Hotel Fazenda Boa Luz, localizado em Laranjeiras/SE, até a manhã do dia 02/12. A mesa de abertura foi formada pelos representantes da Petrobras, IBAMA, Universidade Federal de Sergipe – UFS e do Conselho Gestor do PEAC. Na plateia, 103 delegados e demais representantes das 95 comunidades abrangidas pelas atividades do PEAC.
O representante da Petrobras, Luiz Roberto Dantas, ressaltou a evolução do programa e a busca pela celeridade na execução das atividades, com o objetivo de atender às comunidades e cumprir as medidas legais do licenciamento. “Acredito que com essa nova etapa e com as ideias que serão discutidas neste V Encontro do PEAC, consigamos injetar mais um esforço na execução dos projetos, permitindo a satisfação a quem está executando, ao órgão fiscalizador e, sobretudo, aos comunitários”, ressaltou.
Para Jucilene Santana, representante do Conselho Gestor do PEAC, o V Encontro é sinônimo de realização para muitos comunitários. “Hoje nós temos muitas coisas a comemorar. A efetivação de algumas compensações nos dá a sensação, enquanto representantes das comunidades, de dever cumprido”, disse Jucilene.
O coordenador da Unidade Avançada de Licenciamento Ambiental Especializada do IBAMA, Edmílson Maturana, reforçou a importância de as comunidades continuarem acompanhando o encaminhamento das atividades. “Em 2013, vamos dar continuidade ao acompanhamento das atividades de compensação, além de começar a alinhar as medidas mitigatórias de longo prazo”, pontuou.
Também marcaram presença o coordenador do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade em Sergipe, Tadeu Oliveira, dirigentes da Sociedade Semear e duas representantes de comunidades quilombolas do litoral norte fluminense, estas últimas também afetadas por empreendimentos de petróleo e que vieram conhecer de perto a experiência da educação ambiental executada para o licenciamento.
A professora Naílsa Araújo, professora da UFS e coordenadora do Projeto de Desenvolvimento Social do PEAC, fez questão de saudar, uma a uma, a todas as comunidades presentes, além de ressaltar a intensa programação do encontro até o final da manhã de domingo.
A abertura do V Encontro foi finalizada com um jantar de confraternização, com apresentação do trio de forró Xoxotear, que animou o final de noite dos participantes. A exposição fotográfica “Universo Coletivo”, promovida pela equipe de comunicação do PEAC, também despertou a curiosidade dos presentes com uma coletânea de imagens que mescla atividades do programa e belas paisagens das comunidades costeiras. A exposição permanece até o final do evento.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.