Carregando...
Diplomação marca um novo momento para a vida das mulheres de Pontal da Barra
Em cerimônia realizada no dia 27 de novembro, foi finalizado o curso de Artesanato para as mulheres de Pontal da Barra, realizado como projeto de compensação para aquela comunidade, localizada no município de Barra dos Coqueiros. Estiveram no evento representantes do IBAMA, da Petrobras, da Overbrand, empresa responsável pelo curso, além das concluintes e de membros do Conselho Gestor do PEAC.
Artesanato produzido pelas mulheres de Pontal
As nove concluintes foram capacitadas em 710 horas de aulas teóricas e práticas para a confecção de artigos de decoração com a utilização de matérias-primas retiradas da planta típica da região, o coqueiro. Antes ignorado por elas, o “lixo” do coqueiro é agora fonte primordial de onde saem produtos como luminárias, arandelas, arranjos e buquês de flores.
Cerimônia de finalização do curso de formação e do projeto de compensação da comunidade
O instrutor da Overbrand, José Mário, destacou a dedicação, capacidade de aprendizado e persistência daquelas que conseguiram chegar ao fim da jornada. “O índice de evasão em outras situações é muito grande, aqui o grupo está coeso. Elas foram aprendendo juntas o processo, as técnicas, e cada uma foi se encaixando dentro desse contexto que elas construíram e é um trabalho rico em detalhes, rico na sua construção. Os méritos são exclusivamente delas”, enalteceu o professor.
Maria Salvadora (Conselho do PEAC), José Mário(Overbrabd) e Anderson Rocha(Petrobrás)
Outro diferencial, segundo ele, foi a etapa do curso denominada Inserção no Mercado, que representou quase 50% da carga horária, e que teve como módulos Desenvolvimento da Coleção, Testes de Mercado e Desenvolvimento do Folder Promocional. Entre as atividades desenvolvidas nessa etapa, destacam-se a produção fotográfica do artesanato para divulgação dos produtos e do grupo, a discussão das tabelas de preço da coleção “Flores do Pontal” e a visita a lojas que trabalham com decoração e feiras de artesanato em Aracaju.
Graciene Dias e o artesanato produzido com matéria-prima da região
A habilidade adquirida com o curso transformou a rotina daquelas marisqueiras e mães de família. É o que atesta Graciene Dias Santos, uma das concluintes. “Eu somente trabalhava como marisqueira e com essa nova atividade eu tenho mais uma opção de complementar a renda. Estamos muito felizes em ver os artigos que confeccionamos prontos e admirados pelas pessoas que vieram nos visitar hoje”, ressaltou a nova artesã.
Luiz Sávio representante da Petrobras
De acordo com o consultor da Petrobras, Luís Sávio Sousa, o processo de pesquisa e criação dos produtos realizado nesse projeto de compensação serve como estímulo e aprendizado para todos os presentes. “Este curso deixou de ser apenas uma capacitação e se transformou no desenvolvimento de uma ideia e de uma marca, o que é muito mais complexo e desafiador”, refletiu.
Técnicos da Peterobras, IBAMA e conselheiras do PEAC com as peças produzidas em Pontal da Barra
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.