Carregando...
Em uma solenidade ocorrida no dia 26 de novembro de 2012, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe – UFS, foi realizado o lançamento oficial de “Educação Ambiental e Serviço Social: o PEAC e o Licenciamento na Gestão Pública do Meio Ambiente”, coletânea de artigos organizada pelas professoras Naílsa Araújo, Josiane Santos, Maria das Graças e Silva e editada pela Editora da UFS.
Solenidade prestigiada por alunos e professores da UFS, além da equipe técnica do PEAC
Prestigiaram o evento a comunidade acadêmica do curso de Serviço Social da UFS, representantes da Petrobras, convidados e a equipe técnica do Projeto de Desenvolvimento Social do PEAC, que é coordenado por Naílsa e Josiane junto à Universidade por meio de sua fundação para pesquisa – Fapese.
(da esq. p. dir.) Frederico Loureiro, Paula Raquel, Thainara Guimarães, Josiane Santos, Nailsa Araújo e Maria das Graças
A coletânea de textos tem sua origem e motivação na experiência de execução do PEAC e está dividida em duas partes. A primeira, Gestão Pública do Meio Ambiente, apresenta uma discussão conceitual sobre licenciamento, educação ambiental e serviço social. A segunda discute os programas de educação ambiental no licenciamento e a experiência do PEAC, que é analisado através de cinco artigos resultantes de diferentes angulações do trabalho desenvolvido.
Para o doutor em Serviço Social, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e consultor Frederico Loureiro, que compôs a mesa de abertura, o livro inaugura uma discussão acerca da educação ambiental, licenciamento e o serviço social. “Este foi um casamento muito importante, pois, dentro do licenciamento, os profissionais enfrentam os desafios sociais do impacto da exploração; executam projetos com o perfil político e social e tem a possibilidade de construir um novo conhecimento”, afirmou.
Segundo uma das organizadoras, a professora da UFPE Maria das Graças e Silva, a pesquisa de temática ambiental surge no final dos anos 90. Desde então, é crescente o número de teses e de trabalhos que vêm irrigando os pensamentos nessa área. “Essas primeiras reflexões sobre a temática ambiental, dentro do Serviço Social, são um convite para os discentes abraçarem a área”, enfatiza Maria das Graças.
Equipe PEAC: PDDS e Petrobrás
Naílsa Araújo lembrou que o livro é resultante do projeto de extensão desenvolvido por meio do PEAC. “Devido ao acesso a um grande número de comunidades por meio do programa, os profissionais de Serviço Social têm a oportunidade de enveredar por uma nova área e produzir conhecimento em desenvolvimento social no contexto do licenciamento de atividades de produção de petróleo e gás”, destacou.
O evento também marcou o lançamento do livro da professora Josiane Soares, “Questão Social – particularidades no Brasil”, editado dentro da Coleção Biblioteca Básica de Serviço Social, da Editora Cortez. A obra discute as formas de expressão da desigualdade social, mostrando que elas não estão reduzidas apenas à condição de pobreza.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.