Carregando...
Caio Lima (segundo da esquerda para a direita) feliz com a oportunidade
“A oportunidade de participar do curso me ajudou a trabalhar em algo que eu gosto. Deixei de ser balconista e hoje sou operador de micro em uma lan house”. Este é o depoimento de Caio Lima, jovem morador de São Cristóvão e que hoje está inserido no mercado de trabalho em função do aproveitamento do curso de Informática Básica e Avançada, executado para atendimento a demanda de compensação executado pelo PEAC.
Representantes da Petrobras, IBAMA, Acesso e o consultor Antônio Neto
A solenidade de conclusão do curso aconteceu na noite do dia 9 de novembro, com a entrega dos certificados aos 33 jovens concluintes. O auditório da instituição de ensino Prado Meireles acolheu, na oportunidade, as equipes técnicas do IBAMA, Petrobras, além de membros do conselho gestor e representantes da empresa Acesso, que executou o curso.
Participantes do curso e os conselheiros da região centro
De acordo com o instrutor da turma, Luis César, o nível de aproveitamento foi significativo. Os participantes ampliaram o conhecimento sobre a utilização do computador, que era restrita às redes sociais. “Os alunos tiveram um ganho significativo. Hoje eles usam a internet de maneira crítica, produzem conteúdo e estão com a visão mais ampla sobre as funcionalidades de um computador. Dentro do foco profissional, eles aprenderam a produzir recibos, memorando, currículo e Power Point”, afirmou o instrutor.
Participantes do curso diplomados com o instrutor Luis César
Saramém
A exemplo dos moradores de São Cristóvão, os jovens da comunidade de Saramém, em Brejo Grande, também passam a contar com mais uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Cerca de 20 alunos receberam, no dia 10 de novembro, os certificados de conclusão do curso de Informática Básica e Avançada.
Anderson Rocha, equipe técnica Petrobras, conduzindo a cerimonia de diplomação em Saramém
Na solenidade, realizada na Escola Municipal José Machado Martins, estiveram os conselheiros da Região Norte, equipes da PETROBRAS, IBAMA e da empresa Acesso. Os participantes do curso ouviram atentamente as instruções do conferencista e consultor Antônio Neto, que tratou da motivação para buscar oportunidades inserção no mercado de trabalho.
Palestra motivacional com Antônio Neto
“Assim como em São Cristóvão, trouxe para Saramém algumas reflexões. A primeira delas, sobre o que essa formação pode proporcionar de diferencial para as empresas e, consequentemente, para a vida desses homens e mulheres, além de outros detalhes que deem condições para que esses jovens possam ampliar seus horizontes”, destacou o consultor.
O instrutor Ronne Silva em suas palavras de agradecimento e motivação para alunos
O quesito persistência é uma qualidade a ser destacada na turma. É o que declara o instrutor Ronne Silva. “Mesmo com a estrutura precária no início do curso, detalhes que foram resolvidos aos poucos, os alunos não quiseram parar as aulas e continuamos as atividades. Não atrapalhamos processo. Eles já tinham o conhecimento básico e a proposta de trabalhar o intermediário e o avançado foi o grande atrativo, fato refletido no número de desistências, que foi mínimo”, ressalta Ronne.
Segundo Vagner dos Santos, participante do curso, a oportunidade garantida através de um projeto de compensação lhe habilita a entrar no mercado de trabalho. “Atualmente, o curso de informática é exigido por todas as empresas. Aprendi muitas coisas interessantes e gostei muito de participar das atividades”.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.