Carregando...

Mais seis barcos reformados são entregues em Curimã e Miranga

  • 14-08-2012

No dia 31 de julho, pescadores e marisqueiras de Curimã e Miranga, povoados do município de Estância, receberam o penúltimo lote embarcações reformadas em atendimento a projeto de compensação do PEAC.  Foram entregues seis barcos, restando somente seis embarcações para finalizar a entrega do quarto e último lote do projeto.

Para João de Andrade, suplente do Conselho Gestor do PEAC, receber as embarcações é a concretização de um sonho. “Esses barcos ajudarão e muito a nossa comunidade” Segundo ele, as novas embarcações oferecerão melhores condições para aqueles que vivem da pesca. “Elas uma boa oportunidade para poder melhorar a vida dessas pessoas que precisam tanto dos barcos para sustentar suas famílias”, destacou João.

Representante da Petrobras e comunitários durante a entrega.

Lindinalva Celestino, esposa de um dos pescadores contemplados, recebeu emocionada a embarcação reformada. “Ajudar meu marido é o mesmo que ajudar a nossa família. Nós não tínhamos como reformar o barco, pois o que a gente ganha com a pesca dá somente para o sustento da família, e essa oportunidade caiu do céu, pois assim fica melhor para meu marido trabalhar”, afirmou.

Já a marisqueira Maurina Sofia de Jesus esperava ansiosa para inaugurar a embarcação no mesmo instante em que a recebeu. “Estou muito feliz de poder ver que agora a gente tem barcos novos, era uma coisa que a gente precisava muito”.

A previsão para a conclusão do projeto, que totalizará cerca de 60 embarcações reformadas, é o final do mês de agosto deste ano.

 

Programa Peac

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.