Carregando...
Representante do SENAI passa as instruções iniciais do curso para os alunos
Com uma turma de aproximadamente trinta alunos, representantes da Petrobras, UFS e SENAI participaram da aula inaugural do curso de Instalador Hidráulico na comunidade de Aguilhadas, em Pirambu. Escolhido pela comunidade para atender a demanda de compensação, o curso visa capacitar os alunos para ingressar no mercado de trabalho, num total de 160 horas ministrados pelos Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.
Na ocasião, o coordenador de Meio Ambiente da Petrobras, Silvio dos Santos Júnior, reforçou a grande satisfação da equipe técnica do Programa em dar início a mais um projeto de compensação. “Estamos muito contentes em dar início a esse curso em Aguilhadas. A nossa expectativa é que os alunos aproveitem essas aulas ao máximo não só para buscar uma oportunidade de emprego, como também para poder construir o desenvolvimento individual e coletivo desta comunidade”, disse.
A secretária de Educação do município, Vera Lúcia, prestigiou a aula e aproveitou a oportunidade para agradecer a iniciativa do Programa. “Quero agradecer a todos os responsáveis que trouxeram essa oportunidade para a nossa comunidade. Iniciativas como essa tem o total apoio do município, pois beneficiam a população e nós, enquanto gestores, não podemos deixar de apoiar”, destacou.
O curso de instalador hidráulico é composto por diversos módulos, sendo os alunos avaliados a cada conclusão destas disciplinas. Unindo teoria e prática, o curso visa trabalhar as relações interpessoais e manejo dos equipamentos como forma de preparar a turma com qualidade para o mercado de trabalho. “Tudo que nós ministramos está focado no mercado de trabalho, e sempre unindo a teoria à prática. A nossa expectativa é que os alunos participem do curso e permaneçam até o final, pois a maior alegria de um professor é ver que os alunos ficam até o final do curso. Muita gente adoraria ter uma oportunidade como essa, e é por isso que contamos com a participação de todos os alunos até o fim”, explicou a professora do curso Sara Ribeiro.
Aprovação
Turma em Aguilhadas comparece para a primeira aula do curso de instalador hidráulico
Todos os alunos esperavam ansiosos pela explicação de como será o curso que, para muitos, é uma oportunidade a mais para melhorar a renda mensal da família. “Eu já trabalho na área, mas é bom poder ter algo a mais para ajudar na profissão e em casa também, e foi por isso que procurei o curso”, comentou Antônio Pereira dos Santos Filho, um dos alunos.
Para Regildo Batista dos Santos, a comunidade necessitava de um incentivo para estimular jovens e adultos. “Esse curso é o fruto da interação entre a comissão da comunidade e demais entidades responsáveis por trazer essa iniciativa para Aguilhadas. Espero que a turma se engaje e tenha muita força de vontade para ir até o fim, e eu tenho certeza que as pessoas que estão participando desse curso certamente farão bom proveito desta oportunidade, assim como eu”.
Presentes em número expressivo, as mulheres confirmaram a tendência de estarem cada vez mais contempladas nos projetos de compensação voltados à construção civil, como é o caso deste curso. A aluna Dayane Silva dos Santos afirmou que essa é uma oportunidade para todos. “Esse curso é mais uma oportunidade para aqueles que não têm condições de investir em algo pago, sejam homens ou mulheres. Uma oportunidade dessas não bate na porta todos os dias e por isso fiz questão de estar aqui”, finalizou.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.