Carregando...
Entrega de barcos beneficia população da região
O projeto de compensação que visa reformar os barcos dos pescadores de cinco comunidades do município de Estância completou mais uma etapa no dia 1º de junho, quando foram entregue quatro embarcações referentes ao terceiro lote. No total, o projeto de compensação entregará 62 barcos reformados, divididos em quatro lotes.
O pesquisador Leandro Sacramento Santos, que na ocasião representou a equipe técnica do PEAC, explicou que, até o momento, 45 barcos já foram entregues às comunidades, finalizando a terceira etapa do projeto. Com isso, restam 17 barcos que deverão ser entregues às comunidades até o mês de agosto, finalizando o projeto.
Leandro Santos explica procedimento de entrega às pescadoras beneficiadas
Para João de Andrade, suplente do conselheiro da região sul, e representante de uma das comunidades beneficiadas, o projeto é bastante oportuno para as comunidades beneficiadas. “Esse projeto é uma bênção para nós. Os barcos estão muito bonitos e muita gente estava precisando dessa reforma, pois esses barcos são o ganha-pão dessas pessoas”, disse.
Ana Cristina dos Santos, Rosivânia dos Santos e Eliene dos Santos, também presentes no momento da entrega, foram três das quatro pescadoras beneficiadas com a reforma dos barcos. “A vida toda a gente trabalha com a pesca e essa reforma vai melhorar muito o nosso trabalho”, destacou Eliene.
A reforma dos barcos é um projeto de compensação demandado pelas comunidades de Curimã, Gravatá, Muculanduba, Miranga e Miranguinha – todas localizadas em Estância – e cujo anseio é dar continuidade a um trabalho que eles desenvolvem desde a infância com mais segurança e qualidade.
Pescadoras parabenizam iniciativa
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.