Carregando...
O PEAC teve mais um curso realizado como projeto de compensação concluído no dia 17 de maio. Desta vez os contemplados foram 29 concluintes do curso de Eletricista Predial, realizado no município de São Cristóvão para as comunidades de Pedreiras e Tinharé, onde também se encontra em andamento uma turma de Capacitação em Instalador Hidráulico.
Alunos do curso de eletricista predial recebem certificado
O encerramento aconteceu na sede da Associação de Desenvolvimento Comunitário do povoado e também contou com a participação de conselheiros do PEAC de diversos municípios, representantes da Petrobras e do SENAI, entidade responsável pelo curso. A abertura do evento contou com a participação do projeto social Estrelas de Música, formado por jovens de comunidade da periferia de Aracaju.
Entre os conselheiros presentes, a representante de Brejo Grande, Jucilene Santana dos Santos, destacou que o curso é muito oportuno para as comunidades. “Esse curso é uma boa oportunidade para as comunidades, principalmente para os jovens que precisam de uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho”, afirmou. Já a conselheira Maria Josiete, de Pacatuba, afirmou que a iniciativa tem sido aprovada nas comunidades beneficiadas pelos projetos de compensação. “Eu visitei duas comunidades que foram beneficiadas com esse curso e, pelo que eu ouvi, eles estão muito gratificados com essa oportunidade”, avaliou.
Conselheiros de diversos municípios prestigiam a entrega dos certificados
O gerente de Comunicação da Petrobras em Sergipe e Alagoas, Luiz Roberto Dantas de Santana, destacou a importância de mais uma etapa cumprida. Segundo ele, “o projeto de compensação não é só cobrir e executar uma etapa, mas é um projeto que beneficia de maneira geral a comunidade com a possibilidade de propiciar oportunidade de geração de renda e emprego”.
Incentivo
O palestrante convidado Antônio Neto incentivou os concludentes a ingressar no mercado de trabalho com motivação. “É impossível preparar um técnico e colocá-lo no mercado de trabalho sem também educá-lo. É muito importante que seja associada a técnica à questão comportamental para que esse profissional que está saindo agora para o mercado seja um profissional completo”, disse.
O coordenador técnico de cursos no SENAI, Flávio Augusto Lima Ribeiro, parabenizou a iniciativa. “Há uma importância muito grande que a gente vê num curso de eletricista predial, o qual está voltado justamente ao jovem e outras faixas etárias para o mercado de trabalho. O SENAI trabalha com a política de elencar teoria à prática, ou seja, hoje, os profissionais que são formados pela empresa saem habilitados para o mercado de trabalho, e essa é uma das principais funções, que é justamente a profissionalização desses alunos, e é isso que procuramos fazer ao longo deste curso, e os alunos estão de parabéns pela etapa cumprida”.
Durante a solenidade, os alunos do curso demonstravam imensa satisfação em receber o certificado de conclusão das 325 horas de curso. “Esse curso foi de grande importância, um pedido da comunidade. É uma forma de ajudar em casa e também como uma oportunidade de emprego. Tivemos a chance de ter o conhecimento, de aprender a como utilizar a energia de forma correta”, comentou o conselheiro de São Cristóvão, presidente da Associação, e também concluinte do curso, Vanderlei Gomes dos Reis.
Projeto Estrelas da Música faz a abertura da solenidade
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.