Carregando...
O ano começou com sensação de dever cumprido para duas comunidades de abrangência do PEAC. É que no dia 24 de janeiro moradores das comunidades de Tinharé, Chica e Pedreiras, em São Cristóvão, celebraram o encerramento do curso noturno de Instalador Hidráulico Polivalente, realizado como projeto de compensação exigido pelo licenciamento ambiental federal para as atividades marítimas da Petrobras na Bacia de Sergipe/Alagoas.
O curso foi conduzido pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, totalizando 160 horas noturnas de conteúdos teóricos e práticos. Para os instrutores, o esforço e dedicação dos 23 alunos – entre eles, cinco mulheres – para superar as dificuldades foi notável. Segundo José Gladston, professor do SENAI há cinco anos, eles venceram barreiras como a tripla jornada e o desconhecimento das ferramentas e equipamentos hidráulicos básicos. “A intenção foi capacitá-los da melhor maneira possível, deixá-los prontos para o mercado de trabalho. Teve aluno que chegou aqui sem saber nada de hidráulica e que, em apenas três meses, estava pronto para realizar um projeto completo de um banheiro, da elaboração do projeto à execução”, relatou o professor.
A evolução dos alunos foi tamanha que, antes mesmo do final do curso, o próprio SENAI contratou alguns deles para trabalhar na reforma da parte hidráulica da sede do CETCC – Centro de Educação e Tecnologia Coelho e Campos, localizado em Aracaju. “Eles são realmente vencedores. Se fosse possível realizar um curso rápido seria mais fácil. Mas temos que entender que era preciso um curso longo, completo, que permitisse prepará-los para chegar ao nível que chegaram. Conseguiram!”, exaltou Gladston.
Para o aluno Damião Santos, a aceitação do curso foi geral, pois todos tinham noção da importância da oportunidade para aprender uma nova profissão e, quem sabe, mudar de vida com ela.
Solenidade
A programação da solenidade de Encerramento contou com a participação do consultor Antônio Neto, que ministrou a palestra Mercado de Trabalho, perspectivas e oportunidades, quando tratou de temas como motivação, sucesso, concorrência, atitude, decisão, atualização de conhecimento e competência operacional.
Já os membros do Conselho Gestor do PEAC da Região Centro, Leila Prado e Vanderlei Gomes, aproveitaram a oportunidade para falar sobre o PEAC, o papel do conselheiro na conquista dos projetos de compensação, a nova composição do Conselho Gestor, além da participação marcante das mulheres no curso. Também estiveram presentes à solenidade representantes da Petrobras (o engenheiro de meio ambiente Paulo Alceu Oliveira falou em nome da empresa), outros professores do SENAI, convidados, além de moradores de comunidades vizinhas.
Da mesma forma como ocorreu no encerramento do curso de Mecânica de Motores de Rabeta em Brejo Grande, os certificados foram entregues aos concluintes juntamente com uma maleta contendo as ferramentas básicas mais utilizadas pelo profissional da área, possibilitando aos concluintes ter as condições mínimas de atuação já na conclusão do curso.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.