Carregando...

Conselho Gestor do PEAC

  • 09-08-2011

Os membros do Conselho Gestor do PEAC participaram intensamente das reuniões do Programa de Comunicação Social Regional – PCSR, realizadas nos fins de semana de julho reunindo um total de 650 participantes de toda a área de abrangência dos empreendimentos da Petrobras na Bacia de Sergipe-Alagoas. As reuniões do PCSR são uma oportunidade para que seja apresentado um panorama dos projetos desenvolvidos como medida de mitigação ambiental; royalties, além dos empreendimentos vigentes.

A presença dos conselheiros reforçou a importância do PEAC como um dos principais itens de pauta das reuniões, o que pôde ser percebido pelo grande número de perguntas sobre o tema da compensação e sobre a atuação dos conselheiros, que puderam eles mesmos prestar esclarecimentos sobre sua atuação tanto quanto tirar dúvidas com os técnicos da Petrobras.

No dia 3/7, em Aracaju, os conselheiros Maria José Pereira da Silva e Vanderlei Gomes dos Reis, ambos de São Cristóvão, compareceram à reunião no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju, para a Região Centro. Maria José foi uma das que solicitou esclarecimento sobre a situação das demandas de compensação no seu município.

Em Pacatuba, no dia 17/7, os cons elheiros Domingos Ferreira, Lenivalda Pinheiro, de Pacatuba; Ênio Rabelo, de Pira mbu; e Robério Silva e Geovânia Bispo, de Barra dos Coqueiros, estiveram presentes na reunião realizada para a Região Norte. Finalmente, na reunião realizada em Indiaroba, no dia 31/07, os conselheiros Airaê Maurício e Djalma de Jesus, de Estância; Antônio Costa e Raimundo Amaro, de Santa Luzia do Itanhi; Jonas Cardoso, de Indiaroba; Adailton Santos e Ruival Torres, de Jandaíra, representaram os conselheiros das Regiões Sergipe Sul e Bahia Norte.

Além da sessão de perguntas e esclarecimentos, o destaque das reuniões ficou por conta da participação do Grupo deTeatro Pernas de Pau de Santo Amaro das Brotas, cuja apresentação teve como foco os oito projetos de controle ambiental do licenciamento, dentro dos quais se incluem o PEAC e PCSR. Além do espaço das reuniões, as comunidades contam ainda com visitas, contatos telefônicos, e-mail e informativos (impressos e radiofônicos) como formas de estabelecer contato com a Petrobras a qualquer tempo.

Programa Peac

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.