Carregando...
No dia 15 de junho, o Observatório Social dos Royalties (OSR) realizou uma reunião de planejamento com o grupo de trabalho (GT) regional, na sede da Associação das Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper, localizada no bairro Santa Maria, em Aracaju. O encontro teve o objetivo de discutir as principais necessidades e os desafios enfrentados pelas comunidades de pescadores, marisqueiras, catadoras de mangaba, artesãos e movimentos sociais, das cidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros.
Com a presença de mais de 30 pessoas, o encontro foi marcado pela análise da conjuntura das comunidades presentes. Houve a apresentação individual dos membros do grupo, das suas origens e funções, e foi feito um resgate cronológico do que já foi desenvolvido pelo GT, a fim de planejar o calendário de mobilização. Esse momento de troca fortaleceu as discussões sobre organização e luta popular.
A reunião traçou a retomada do calendário de atividades do grupo. Foto: Ascom OSR/PEAC
A equipe do OSR também aproveitou a reunião para apresentar dois mapas elaborados pelo projeto (ver abaixo), onde estão destacados os povoados e as comunidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros abrangidos pelo PEAC. A partilha de informações permitiu apontar as necessidades mais urgentes e planejar as novas ações de mobilização do grupo.
Entre as principais atividades previstas para o próximo período estão o “V Seminário para o controle social dos Royalties” que acontece em agosto, e a caravana da pesca artesanal em Aracaju, prevista para setembro.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.