Carregando...
Na tarde de ontem, 25, a equipe do Observatório das Violências e Pela Vida das Mulheres de Comunidades e Povos Tradicionais esteve presente no povoado Santa Isabel, localizado na zona rural do município de Pirambu, para visitar a artesã Maria das Dores dos Santos. “Das Dores” - como também é conhecida - produz diversos produtos como cestos, esteiras e bolsas a partir da fibra de taboa.
Encontrada em áreas alagadas como brejos e ribeirões, a taboa é um “capim” que chega a crescer até quatro metros de altura e a sua fibra é utilizada como matéria-prima para diversos produtos. Através do mergulho e o corte com facão (veja foto), diversas artesãs como “Das Dores” fazem a criação de seus artesanatos.
A visita teve como objetivo preparar a realização de oficinas de artesanato com a fibra de taboa que serão ofertadas às mulheres de outras comunidades e ministrada pela artesã Maria das Dores. A proposta de oficinas faz parte dos três pilares do Observatório que são: Construção de Redes, Produção de dados e Formação.
Acompanhe nossas redes e fique por dentro das ações do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras. A realização do PEAC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.