Carregando...
Na última quinta-feira, 22, o PEAC lançou o Informativo com relatos de algumas das atividades realizadas pelo programa desde o início da pandemia de covid-19.
Abaixo, o editorial do Informativo, que pode ser lido na íntegra aqui.
“A gente sente muita saudade das nossas reuniões presenciais, do licor de mangaba, das frutas que as pessoas levavam, do cafezinho bom em tudo que é lugar que nós íamos. Mas a pandemia haverá de passar e os abraços irão retornar”.
As palavras da professora Christiane Campos, ditas na abertura de uma das atividades dos projetos e núcleos do PEAC durante a pandemia, expressam o sentimento de todas e todos que constroem o Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras.
A saudade dos encontros, das rodas de conversa, dos abraços, do apertar de mão, dos cheiros, cores e sabores dos territórios tem sido uma constante desde que, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e demais autoridades sanitárias, os governos decretaram o distanciamento social como uma medida de prevenção à covid-19, em março de 2020.
Pouco mais de um ano depois é chegado o momento de fazer um balanço dos desafios, dificuldades, aprendizados e potencialidades que se evidenciaram no contexto da pandemia.
E esse é o objetivo deste Informativo. Neste sentido, reunimos aqui textos que abordam as articulações das comunidades para que os recursos dos royalties sejam investidos nos territórios, como as comunidades resistem às limitações de internet e seguem se articulando e como as marisqueiras permanecem fortalecendo a sua organização e mobilização.
Falamos também sobre o Monitoramento do PEAC, que evidenciou o aprofundamento das vulnerabilidades de Povos e Comunidades Tradicionais, e ainda como o Canal do Mangue tem ecoado as diversas vozes dos territórios.
Tradicionalmente, a entrega dos exemplares do Informativo – que passava de mão em mão – era por si só uma potencializadora de encontros. Este ano, zelando por nossas vidas e cuidando da nossa saúde, disponibilizamos o Informativo apenas em formato digital.
Mas, como disse a professora Christiane, a pandemia haverá de passar. E logo, logo, os abraços e encontros presenciais irão retornar.
Enquanto isso, continue se cuidando. Não participe de aglomerações, se precisar sair de casa use máscaras e passe álcool em gel nas mãos.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.