Carregando...
Novas perspectivas profissionais. Esta é a realidade de 16 jovens que receberam o diploma de qualificação no curso profissionalizante de Eletricista Predial, em solenidade realizada no povoado Aguilhadas, em Pirambu, no dia 26 de julho. É o segundo curso finalizado pela comunidade como cumprimento de demanda de compensação do PEAC.
Aulas teóricas do curso de Eletricista Predial com o professor Antônio Filho
Realizado na comunidade de Aguilhadas e nas instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Aracaju, o curso teve início no mês de julho de 2012, com duração total de 325 horas. Os participantes foram habilitados a atuarem em redes elétricas monofásicas, bifásicas, trifásicas e em instalações elétricas prediais básicas, com a utilização de vários tipos de equipamentos, ferramentas e acessórios de acordo com suas características, aplicações e normas vigentes.
Representantes do SENAI em explanação aos formandos
Para o morador de Aguilhadas e formando Osman de Andrade, esse curso proporcionou novas oportunidades. “Temos pouco tempo que acabamos as aulas e já recebemos proposta de emprego e outros já estão trabalhando. Para nós que somos do interior fica mais difícil participar de um curso. Por isso essa é uma oportunidade única, porque quando você tem um bom currículo as portas se abrem”, relata Osman.
Anderson Rocha, RH Petrobras, parabenizando os formandos
Após resgatar o histórico da escolha do projeto de compensação, que teve como primeira demanda a aquisição de máquinas para trabalhar com fibra e casca de coco, o conselheiro do PEAC e também formando Ênio Rabelo afirmou que a finalização do curso de Eletricista Predial é uma conquista a ser comemorada. “Hoje já estamos vendo o resultado de nossa escolha. A metade da turma já com proposta de emprego e por isso o nosso sentimento é de alegria e de conquista”. Segundo ele, a escolha de um curso como demanda de compensação é uma oportunidade satisfatória, prazerosa e que vale a pena.
Alunos receberam certificados e maletas de ferramentas de trabalho
O representante da Petrobras, Cláudio Alberto de Souza, agradeceu a presença de todos e destacou a conclusão como um momento de alegria por saber que os formandos têm hoje espaço no mercado de trabalho. A cerimônia foi finalizada com a palestra do professor e consultor empresarial José Thiago de Souza, que proporcionou aos formandos um momento destinado ao desenvolvendo de qualidades pessoais e estímulo ao empreendedorismo. Foram destacados aspectos como inserção no mercado de trabalho, habilidades necessárias, áreas de atuação, cuidados na prestação de serviços, entre outros tópicos. Ao final, os concluintes receberam o diploma e uma maleta com ferramentas de trabalho.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.