Carregando...
Comunitários de Cajueirinho, Saguim e Preguiça, em Indiaroba e de Caípe Velho, em São Cristóvão, acabam de receber obras que atendem aos projetos de compensação do PEAC. As entregas aconteceram oficialmente em solenidades realizadas nas quatro localidades com a participação dos moradores, conselheiros do PEAC, equipe técnica da Petrobras, Sociedade Semear, Universidade Federal de Sergipe e representantes da administração municipal.
Espaço de Lazer construído na área externa do centro comunitário do povoado Preguiça
Instalações do Infocentro na comunidade de Saguim
A entrega do infocentro para a comunidade de Cajueirinho aconteceu no dia 26/07. Já os moradores de Caípe Velho, Saguim e Preguiça receberam, nos dias 4, 10 e 17 de agosto, respectivamente, as obras de reforma do centro comunitário e construção uma sala de reunião e de informática, além de um galpão na área externa do centro para a comunidade de Preguiça. A realização do curso de informática básica foi uma demanda em comum de todas as comunidades e constou como a última etapa dos projetos de compensação das localidades.
Conselheiro Jonas na solenidade de finalização em Preguiça
O conselheiro do PEAC da Região Sul, Jonas Cardoso, comemorou o recebimento das obras. “Essa conquista só foi possível por causa da união das comunidades, que estiveram presentes sempre que necessário. Agora temos melhores espaços para nos reunir”, destacou. Para Carlos Magno, presidente da associação de moradores de Saguim, os novos espaços são a concretização de um antigo sonho dos moradores. “Para nós, esse é um dia de muita alegria e de satisfação imensa. É um avanço para a nossa comunidade receber uma nova sede e um infocentro, que com certeza beneficiará a todos que moramos no povoado”, frisou.
Presidente da associação de moradores de Saguim, Carlos Magno, em discurso para os presentes
O curso de informática realizado dentro das instalações do infocentro de cada comunidade proporcionou a inclusão digital de cerca de 30 pessoas, entre jovens e adultos. Moradora de Caípe Velho e uma das participantes do curso, Jane Carla dos Santos avaliou a importância desse novo aprendizado para o seu currículo. “O curso de informática foi muito proveitoso e vai me ajudar no mercado de trabalho. Essa formação também contribuiu para a união da comunidade. Aprendemos as informações técnicas repassadas e a melhorar o relacionamento com as pessoas”, relatou.
Formanda Jane Carla recebendo o seu certificado das mãos da representante do IBAMA, Telda Lima.
Descerramento da placa em Cajueirinho
Durante as solenidades de encerramento, ocorreu a assinatura do termo de recebimento das obras pelas comunidades, a entrega dos diplomas para os participantes do curso básico de informática e o descerramento das placas que registram o vínculo da obra como medida de compensação do licenciamento ambiental.
Formandos do curso de informática básica em Caípe Velho
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.