Carregando...

Equipe de Comunicação do PEAC realiza Oficina de fotografia em três comunidades

  • 01-10-2013

Com a intenção de retratar as peculiaridades de três comunidades que pertencem à área de abrangência do PEAC, jovens residentes no Mosqueiro (Aracaju), Pontal (Indiaroba) e Saramém (Brejo Grande) participaram, entre os dias 27 e 29 de setembro, de oficinas de fotografia básica promovida pela equipe de comunicação do programa.  Voltadas para a compreensão de técnicas básicas da fotografia e atividade prática, as oficinas geraram material que será exposto no VI Encontro do PEAC.

A jornalista Janete Cahet em apresentação do histórico e as técnicas da fotografia para os jovens de Saramém

No dia 27/9, a oficina reuniu 11 jovens comunitários da comunidade Mosqueiro, que puderam exercitar o olhar ao desbravar a Orla Pôr do Sol e seus arredores, registrando elementos como paisagens, pessoas e barcos. No dia 28/9, foi a vez dos jovens de Pontal, que exploraram o movimento turístico e as paisagens da região, além de cenas do cemitério, escola e das casas. “Eu pensei que foto fosse tirada de qualquer jeito e hoje eu aprendi várias coisas que eu não sabia. Vi que tem as posições e tem nomes técnicos que eu não sabia. O dia de hoje foi diferente e divertido, acho que aprendemos muito”, ressaltou a moradora de Pontal, Ana Karolina Silva.

A jovem Karolina Silva ao aplicar as técnicas aprendidas, acompanhada pelo designer Bénette Cruz

Na comunidade de Saramém, a oficina entusiasmou os 17 participantes da oficina, realizada em 29/9. Eles aprenderam a ver a comunidade com novos olhos. Exploraram as fotos aéreas, plano geral, perspectivas e detalhes. Para o designer gráfico e técnico do PEAC Bénette Cruz, a realização da atividade possibilitou o exercício de um novo olhar sobre as comunidades pelos participantes. “Em todas as comunidades por onde passamos observamos que os jovens aprenderam a perceber melhor a sua comunidade e a encontrar beleza naquilo que lhe já era cotidiano”, avaliou.

“Eu achei maravilhoso, porque eu aprendi como tirar fotos”, Natanael Coutinho, jovem de Pontal.

O resultado dos trabalhos está sendo compilado para exposição durante o VI Encontro do PEAC, a ocorrer no final de novembro de 2013.

certificação e final da oficina em Saramém

 

 

Programa Peac

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.