Carregando...
Durante todo o mês de outubro a equipe de técnica do PEAC envolvida com os projetos de mitigação esteve voltada para a realização da eleição dos representantes das comunidades que vão participar do VI Encontro do programa. Ao todo, oito profissionais realizaram o trabalho de campo, visitando mais de 80 comunidades da área de abrangência para a eleição dos delegados.
Reunião na Comunidade de Aguilhadas, em Pirambu/SE
A dinâmica das reuniões ampliadas teve como ponto de partida o despertar para as características de uma liderança. Fatores que pesaram como estímulo a mais para representantes como Maria Isaltina Santos, de Brejão dos Negros, em Brejo Grande, e Félix Alexandre dos Santos, de Aguilhadas, em Pirambu, que foram eleitos como delegados.
Maria Isaltina e a suplente Ângela Maria Honorato
Isaltina está encarando o fato de ser eleita como um momento de aprendizado e mais uma alternativa para trazer benefícios para a comunidade. Já para Félix Alexandre, o papel de delegado permite dar continuidade às atividades iniciadas pelos conselheiros da região e fortalecer as ações na sua comunidade. “Meu compromisso é com a comunidade e não pessoal”, destacou.
Reunião ampliada conduzida por Kamilla Silva
De acordo com a assistente social e técnica do programa, Kamilla Silva, a equipe se utilizou de diversas ferramentas para mobilizar os moradores de cada comunidade. “A equipe usou diversos instrumentos, tais como spots (divulgação em carro de som), panfletos, a conversa porta a porta, cartazes em pontos estratégicos e participação da própria comunidade”, informou.
Comunidade de Brejão dos Negros confirma presença na eleição para delegados
Para ela, o quadro da participação deste ano, mesmo com a utilização dessas diferentes ferramentas, não surpreendeu. “O quadro de participação não alterou e precisamos avançar mais. Os conselheiros precisam se envolver mais e ajudar a sensibilizar as pessoas da região que representam quanto à importância da participação no PEAC”, enfatiza Kamilla.
A reunião ampliada também foi destinada a explicar o programa e os projetos em desenvolvimento
As reuniões ampliadas têm por objetivo mobilizar as comunidades e orientá-las quanto à importância da representação comunitária dentro do programa e no encontro anual, a ser realizado no final de novembro, quando ocorrerá a eleição de novos representantes para o conselho gestor do PEAC, que tem papel consultivo e deliberativo junto ao empreendedor (Petrobras), órgão executor do programa (Universidade Federal de Sergipe) e órgão licenciador (IBAMA).
Delegados eleitos da Região Sul
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.