Carregando...
O Conselho Gestor do PEAC se reuniu nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro para a primeira reunião ordinária de 2014. Com uma nova formação, o conselho entra em sua terceira gestão com representantes das mais de 90 comunidades que fazem parte da área de abrangência do programa.
Conselheiros eleitos participando da primeira reunião
Composta por membros recém-eleitos e por conselheiros reeleitos durante o VI Encontro do PEAC, o grupo, que tem como lema “todos unidos somos fortes”, aproveitou a oportunidade para se conhecer melhor, além de participar do processo inicial de nivelamento informativo sobre o programa, quando receberam informação sobre a estrutura conceitual do PEAC e funcionamento do conselho.
A terceira gestão adotou como lema a frase: “todos unidos somos fortes”
O encontro também foi uma oportunidade para a montagem da agenda anual de reuniões ordinárias, que em 2014 passam a ser bimestrais, e para a escolha da coordenação, constituída por um representante de cada região dentre os conselheiros eleitos, e que deve estar a serviço do conselho e dar encaminhamento às decisões da plenária das reuniões.
No primeiro encontro os integrantes do conselho, além de outras atividades, definiram o cronograma de reuniões que passam a ser bimensais
Em seu segundo mandato como conselheiro, Luciano Valério, representante da região Centro, confessa que ficou surpreso com o nível da participação dos novos membros durante a reunião. “Acho muito importante os novos conselheiros já chegarem se posicionando dentro da reunião. Acredito que dessa maneira teremos uma gestão de sucesso”.
Representante da Região Sul em momento de explanação
Representando a região Sul, Elizângela Silva dos Santos está em seu primeiro mandato e espera contribuir com o desenvolvimento das comunidades que representa. “Espero sair daqui com bastante condição pra enfrentar vários problemas que atingem minha comunidade. Quero muito auxiliar no fortalecimento do trabalho dos pescadores, da colônia e das associações do meu município. Estou bem otimista e acreditando que tudo dará certo”, revelou a representante.
Para a coordenadora do programa, a professora Naílsa Araújo, embora a renovação seja ampla, a sua primeira impressão é de que o grupo chegou apresentando algumas pessoas que podem contribuir muito com o trabalho do conselho. “Minha expectativa, percebendo a qualidade do grupo e o destaque de algumas pessoas durante a reunião, é que a gente possa ter um grupo comprometido e dedicado ao trabalho que o conselho precisa realizar”, destacou a professora.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.