Carregando...
Em solenidade realizada na manhã do dia 11 de março de 2014, a comunidade de Cajazeiras, localizada no município de Santa Luzia do Itanhi, em Sergipe, recebeu oficialmente o prédio do centro comunitário entregue como projeto de compensação do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras – PEAC, que cumpre condicionantes para o licenciamento ambiental federal de empreendimentos marítimos da Petrobras.
Centro é inaugurado com o descerramento da placa pelas autoridades presentes
Erguido ao lado da casa de farinha comunitária, o centro conta com cerca de 130 metros quadrados de área construída, dividida em auditório, cozinha, banheiro feminino e masculino, sala de informática equipada com computadores e sala de administração.
Sala de Informática equipada
Sem espaço público que abrigasse festividades, encontros e capacitações, o espaço foi demandado pela comunidade para possibilitar novas oportunidades aos moradores do povoado. “O recebimento desse centro é motivo de alegria para a minha comunidade. Muitos não acreditavam que receberíamos este benefício, mas hoje temos espaço para receber um curso e para a comunidade se reunir”, afirma a ex-conselheira do PEAC e moradora de Cajazeiras, Ednalva dos Santos. Opinião compartilhada pelo vice-presidente da associação local e atual conselheiro do programa, Antônio Costa de Souza, que complementa: “esse momento foi bastante esperado. Cabe a nós agora cuidarmos desse centro”.
Ex-Conselheira e moradora de Cajazeiras Ednalva dos Santos
Cursos
Ainda como parte do projeto de compensação, a comunidade elaborou o plano de uso e gestão do bem e participou de cursos de associativismo e cooperativismo e informática básica. Ministrado pela oficineira Bianca Cabral, este último teve suas atividades desenvolvidas em duas turmas, com 15 alunos cada. Com idades entre 11 e 60 anos, os participantes cumpriram uma carga horária total de 40 horas.
Oficineira e formando
De acordo com Bianca, o curso foi destinado a instruções básicas. “Passamos um suporte inicial de como montar um computador, quais os componentes dele, noções de digitação de texto, Windows, pacote Office e noções básicas de internet”. Diplomados na solenidade de entrega do centro, os alunos também receberam vídeo-aulas para consultas futuras.
Comunidade prestigia solenidade de entrega
Bastante prestigiado pela comunidade local, a entrega do centro contou com a presença de conselheiros do PEAC, representantes da Petrobras, Universidade Federal de Sergipe, Sociedade Semear, construtora MJD, ex-conselheiros e da administração municipal de Santa Luzia do Itanhi.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.