Carregando...

Intercâmbio Institucional PMPDP/PEAC

  • 18-12-2010

Com o objetivo de intercambiar experiências na área da pesca, o Projeto de Monitoramento Participativo do Desembarque Pesqueiro – PMPDP realizou o seu primeiro intercâmbio institucional.  Realizado em dois momentos, o intercâmbio ocorreu entre 22 a 24 de setembro de 2010 na Unidade de Operações de Exploração e Produção da PETROBRAS na Bacia de Santos, e de 19 a 21 de outubro de 2010 na Unidade de Exploração e Produção da Bahia. As atividades contaram com a participação de profissionais da UFS, técnicos da PETROBRAS de Sergipe e analistas ambientais da UALAE/CGPEG/IBAMA.

As atividades na Bacia de Santos tiveram início com uma reunião conduzida pelo oceanógrafo da PETROBRAS Fernando Almeida, que versou sobre a gestão de projetos e os mecanismos utilizados naquela região para o melhor andamento das ações planejadas. No segundo dia de visita, a equipe participou do II Workshop de Produção Pesqueira Marinha do estado de São Paulo, com o objetivo de apresentar os dados dos desembarques pesqueiros monitorados e discutir temas ligados ao múltiplo uso do mar e atividade pesqueira. O terceiro dia foi dedicado a conhecer as instalações do Instituto de Pesca e a forma como o mesmo conduz o monitoramento do desembarque pesqueiro.

Já no intercâmbio com a Unidade de Exploração e Produção da Bahia, as atividades se iniciaram com uma reunião liderada pelo consultor da PETROBRAS George Olavo. Na oportunidade, foram apresentados os resultados do último ano de monitoramento do desembarque pesqueiro na região do Baixo Sul e Recôncavo Baiano e a técnica utilizada para a espacialização da atuação da frota pesqueira na área de influência do Campo de Manati e o seu duto de escoamento da produção.

No segundo dia de intercâmbio, a equipe participou da supervisão e do monitoramento de campo com técnicos da empresa consultora Hydros, visitou os portos de desembarque das comunidades de Bom Jesus dos Pobres e Cabuçu, no município de Saubara, e o porto sede do município de São Francisco do Conde, todos na Baía de Todos os Santos. O terceiro dia de intercâmbio foi dedicado ao acompanhamento de uma reunião do PIPP (Programa Integrado de Projetos Produtivos) na comunidade de Monte Recôncavo, no município de São Francisco do Conde. O objetivo da reunião foi a discussão entre o consórcio Manati e a comunidade sobre a forma de compensação devida pela PETROBRAS em função dos impactos das atividades do Campo de Manati e seu duto de escoamento.

Programa Peac

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.