Carregando...

Diagnóstico socioambiental – Alagoas

  • 18-12-2010

De caráter participativo/investigativo, o diagnóstico socioeconômico e ambiental que está sendo desenvolvido pelo PEAC nos municípios alagoanos de Piaçabuçu, Feliz Deserto e Coruripe pretende identificar os impactos da exploração petrolífera da PETROBRAS sobre as atividades pesqueiras nessas áreas, orientando, assim, as ações de mitigação e/ou compensação no âmbito do Programa.

Ainda em fase de elaboração, o diagnóstico é desenvolvido a partir de pesquisas de campo e estudo de diversas fontes de pesquisa, dentre elas a documental, estatística, jornalística e institucional. Segundo o técnico responsável pelo estudo, Diego Araujo Reis, é preciso muito empenho para elaborar um diagnóstico consistente, ainda mais quando há insuficiência e/ou inconsistência dos dados estatísticos disponíveis e desacordo entre as informações veiculadas por órgãos de pesquisa e governamentais. Como parte do diagnóstico, serão realizadas nas comunidades (já identificadas pela equipe técnica) oficinas com os pescadores artesanais, objetivando entender melhor os impactos da atividade petrolífera na cadeia produtiva da pesca na área de abrangência do PEAC.

A compreensão desses impactos será importante para direcionamentos relacionados às questões de mitigação e compensação.

Programa Peac

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.