Carregando...
Nove marisqueiras que formam a Comissão Organizadora do II Encontro Inter-Regional de Marisqueiras da área de abrangência do PEAC estiveram reunidas no dia 28 de novembro, na Associação de Moradores da Comunidade de Pontal (Indiaroba/SE), para a primeira reunião formativa. Na ocasião também foi realizada a primeira etapa do projeto de intervenção realizado por bolsistas do programa denominado “Nas águas da organização: pescando participação e direitos!”.
A formação contou com a participação de marisqueiras de nove comunidades
Ao todo 15 comunidades são representadas na comissão.
Representantes das comunidades de Pedra Furada, Muculanduba, Tibúrcio, Rita Cacete, Areia Branca, Apicum, Pontal, Mosqueiro e Bairro Industrial estiveram reunidas para debater temáticas relacionadas à questão de gênero, participação política da mulher e discutir os caminhos para a formação de um movimento social. As atividades foram desenvolvidas pelas bolsistas Jane Mara Costa e Regivânia Sá, do projeto do PEAC Fortalecimento da Organização de Base das Marisqueiras, sob a orientação das técnicas Ticiane Pereira e Sheyla Zacarias.
As bolsistas Regivânia Sá e Jane Mara no desenvolvimento das atividades formativas
De acordo com Regivânia Sá, o projeto é voltado para a formação política das pescadoras. “O enfoque de nossa atividade está nas questões gênero e participação política. Uma das finalidades de trabalhar estas temáticas é fortalecer a organização enquanto categoria do movimento social. Buscamos trabalhar nesta primeira reunião o processo histórico, de entender que a luta das mulheres de forma geral e das pescadoras artesanais é recente”, informou.
A construção da Linha do Tempo demonstrou para as marisqueiras as lutas vivenciadas pelas mulheres no Brasil e no Mundo
As pescadoras observaram atentamente o relato de cada fato histórico que marcaram a luta das mulheres por participação política
Um dos importantes momentos foi a construção da linha do tempo, situação em que as marisqueiras conheceram o histórico de conquistas das mulheres em busca de maior participação política e acesso a direitos no Brasil e no mundo. Conforme a marisqueira Ana Rute Rocha Santos, a atividade serviu de motivação para fortalecer a mobilização em prol da categoria. “É importante participar do movimento. Tenho mobilizado a minha comunidade, além de realizar atividades para fortalecer essa causa. As marisqueiras precisam ter o seu espaço”, disse a pescadora.
A Marisqueira Ana Rute acredita na Luta e deseja que as mulheres fortaleçam o movimento
Ao final das atividades foram geradas propostas para promover a mobilização da categoria, além de ser firmada uma agenda de atividades de formação bimensais até o mês de outubro de 2015, quando será realizado o II Encontro Inter-Regional de Marisqueiras da área de abrangência do PEAC.
A criação da Comissão Organizadora do II Encontro Inter-Regional de Marisqueiras busca estimular a participação das mulheres, de modo a garantir a construção da pauta do evento baseada nas necessidades delas
A técnica que desenvolve o projeto de Organização de Base das Marisqueiras, Ticiane Pereira, ressalta que a comissão é uma tentativa de envolver as marisqueiras na construção do encontro do próximo ano. “É preciso ter antes um processo formativo para, assim, formular a pauta do encontro de acordo com a necessidade delas. Nesse sentido, a participação é extremamente importante, principalmente para alcançarmos o maior objetivo do programa, que é estimular a organização coletiva e a participação”.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.