Carregando...
Os moradores do Loteamento Lauro Rocha, em São Cristóvão, celebraram a finalização do projeto de compensação escolhido pela comunidade. O centro comunitário, que servirá de sede para a associação de moradores local, foi entregue em solenidade realizada no dia 24 de janeiro com a presença da comunidade, lideranças da associação de moradores local e circunvizinhanças, representantes da Petrobras e Sociedade Semear, conselheiros do PEAC da região Centro, além de representantes da administração municipal.
O Centro Comunitário de Lauro Rocha abrigará a sede da associação de moradores local e é composto por infocentro, banheiros feminino, masculino e para deficientes, biblioteca, sala para a diretoria, cozinha e salão de eventos
Composto por infocentro, banheiros feminino, masculino e para deficientes, biblioteca, sala para a diretoria, cozinha e salão de eventos, o centro é considerado de grande importância para o desenvolvimento da comunidade pelo presidente da associação de moradores de Lauro Rocha, Elenaldo dos Santos. “Este centro comunitário é a prova de uma luta e de que não podemos esperar somente pelo poder público”, enfatizou a liderança.
(esq. p/ dir.) A mesa da cerimônia foi composta pelos representantes do Conselho Gestor do PEAC, Grimaldo Campos; da Associação de Moradores, Elenaldo dos Santos; Petrobras, Ricardo Leal, e SEMEAR, Carlos Britto.
De acordo com o ex-conselheiro do PEAC e morador de Lauro Rocha Ricardo Ventura, o centro garante uma sede para a associação de moradores e nos incentiva a buscar mais melhorias para a comunidade, que existe há 30 anos e possui cerca de 200 famílias. “Queremos fechar parcerias para trazer cursos. Pessoas da comunidade vão também utilizar o espaço para oferecer reforço escolar”, informou.
Ex-Conselheiro do PEAC, Ricardo Ventura, recebe o certificado do Curso de Informática Básica das mãos do representante da Petrobras
Já o atual conselheiro da região Centro do PEAC e morador de São Cristóvão, Grimaldo Santos Campos, garante que o centro é uma vitória da comunidade e também do Conselho Gestor do PEAC. “Temos que zelar, cuidar e ter bastante carinho pelo centro. É de responsabilidade de todos manter este benefício”.
Comunidade, lideranças da associação de moradores local e circunvizinhanças, representantes da Petrobras e Sociedade Semear, conselheiros do PEAC da região Centro, além de representantes da administração municipal prestigiaram a solenidade
O projeto de compensação da comunidade também contemplou as capacitações em associativismo e cooperativismo, com duração de 24 horas, e em informática básica, com duração de 40 horas. Este último curso permitiu ao comunitário Renato Espinheiro desenvolver novas habilidades. “Nunca tive a oportunidade de fazer um curso de informática e hoje tenho mais um certificado”, comemorou.
Participantes do Curso de Informática e representantes da Associação de Moradores de Lauro Rocha
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.