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Equipes técnicas do PEAC participam de oficina de educomunicação

  • 12-02-2015

No período de 3 a 6 de fevereiro de 2015 foi realizada, na Universidade Federal de Sergipe – UFS, a Oficina de Formação em Educomunicação. A formação atende as equipes técnicas do PEAC relacionadas direta ou indiretamente com o projeto Observatório Social de Royalties e buscou o aprofundamento conceitual, o nivelamento teórico-metodológico dos envolvidos e a troca de experiência com componentes das equipes que desenvolvem projeto semelhante na Bacia de Campos, que também participaram da formação.

Técnicos relacionadas direta ou indiretamente com o projeto Observatório Social de Royalties e componentes das equipes que desenvolvem projeto semelhante na Bacia de Campos na primeira atividade da oficina

Técnicos relacionadas direta ou indiretamente com o projeto Observatório Social de Royalties e componentes das equipes que desenvolvem projeto semelhante na Bacia de Campos na primeira atividade da oficina

A programação esteve voltada para: o conhecimento do referencial teórico da Educomunicação e as experiências existentes no Brasil e na América Latina, com o professor da Universidade de São Paulo Ismar de Oliveira Soares; as atividades práticas de construção coletiva de ferramentas e técnicas em Educomunicação, com a comunicadora Denise Viola; apresentação e troca de experiências de educomunicação desenvolvidas em Sergipe e Bacia de Campos, respectivamente pela UFS e Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Na oportunidade, também foram apresentados aspectos da gestão e orçamento público direcionados para verbas de participações governamentais (royalties e participações especiais), com o economista Emerson Olivier.

Professor Ismar de Oliveira Soares em momento destinado ao conhecimento do referencial teórico da Educomunicação e as experiências existentes no Brasil e na América Latina

Professor Ismar de Oliveira Soares em momento destinado ao conhecimento do referencial teórico da Educomunicação e as experiências existentes no Brasil e na América Latina

Conforme pôde ser observado na oficina, a Educomunicação pode ser definida pelas práticas educativas que visam levar à apropriação democrática e autônoma de produtos de comunicação, por meio dos quais os participantes passam a exercer seu direito de produzir informação e comunicação. Tais práticas são adotadas atualmente pelos dois projetos envolvidos na oficina – Observatório Social dos Royalties, desenvolvido pela UFS na cidade de Pirambu, em Sergipe; e Territórios do Petróleo, que atende aos municípios da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Ambos foram exigidos pelo IBAMA como condicionantes das licenças da Petrobras para empreendimentos marítimos.

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Técnicos envolvidos com o Observatório Social dos Royalties, desenvolvido pela UFS na cidade de Pirambu, em Sergipe; e Territórios do Petróleo, que atende aos municípios da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

Técnicos envolvidos com o Observatório Social dos Royalties, desenvolvido pela UFS na cidade de Pirambu, em Sergipe; e Territórios do Petróleo, que atende aos municípios da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

“Quando falamos em Educomunicação, estamos falando sim de um conceito, mas também de um posicionamento político, da educação para a emancipação, da comunicação para a transformação”, destacou Denise Viola, que também ressaltou ser possível fazer uma comunicação que não reproduza igualmente os meios de comunicação de massa.

A comunicadora Denise Viola realizou oficinas de produção de áudio, vídeo e escrita como forma de praticar a construção coletiva de ferramentas e técnicas em Educomunicação

A comunicadora Denise Viola realizou oficinas de produção de áudio, vídeo e escrita como forma de praticar a construção coletiva de ferramentas e técnicas em Educomunicação

Para o organizador da oficina e técnico do PEAC, Daniel Nakabayashi, a oficina teve o importante papel de esclarecer qual é a premissa da Educomunicação, como ela vem sendo conceituada e quais tipos de iniciativa se utilizam dessas práticas. “Não é uma seara da academia que é fechada. Acredito que seja o nosso papel começar a desenvolver esse conceito em termos do que acreditamos enquanto âmbito de transformação social ligado à educação ambiental crítica. Acho que foi importante essa troca. Conhecer outras experiências e entender que estamos rumando no caminho certo”, destacou.

A torca de experiências aconteceu durante toda a oficina e na roda de conversa realizada na manhã do dia 06 de fevereiro

A torca de experiências aconteceu durante toda a oficina e na roda de conversa realizada na manhã do dia 06 de fevereiro

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Troca de experiências

De acordo com a analista ambiental Michelle Nascimento Weissmam, que faz a gestão do projeto pela Petrobras na Bacia de Campos, a oportunidade de intercâmbio foi muito válida. “Já que nós temos o mesmo tema (os royalties) a ser abordado e estamos pensando na mesma ferramenta que é a Educomunicação, considero essa participação muito importante. Conhecer um pouco da realidade de Sergipe, a equipe e a forma crítica que a mesma se coloca tem permitido um aprendizado rico”, opinou.

O técnico do PEAC, Leandro Sacramento, na apresentação do projeto Observatório dos Royalties para os visitantes

O técnico do PEAC, Leandro Sacramento, na apresentação do projeto Observatório dos Royalties para os visitantes

Outro visitante, o coordenador técnico do projeto Territórios do Petróleo pela UENF, Marcelo Carlos Gantos, concordou com a percepção de Michelle. “Retorno para casa com a satisfação de conhecer um grupo de educadores com os quais possamos estabelecer um diálogo baseado em um ponto em comum em nossa função no processo de licenciamento, que permite a abertura de nossa visão e o alargamento da nossa compreensão da realidade do país”, avaliou o professor.

O coordenador técnico do projeto Territórios do Petróleo pela UENF, Marcelo Carlos Gantos, no momento do apresentação do Projeto Territórios do Petróleo

O coordenador técnico do projeto Territórios do Petróleo pela UENF, Marcelo Carlos Gantos, no momento do apresentação do Projeto Territórios do Petróleo

 

 

Programa Peac

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.