Carregando...
A diretoria da Colônia Z-13, da Barra dos Coqueiros, a equipe técnica que executa os projetos de compensação do PEAC e os representantes da empresa Aquatrix, contratada para elaborar o projeto executivo, estiveram reunidos no dia 25 de março de 2013 para a devolutiva do projeto estruturante da referida colônia. No encontro a Aquatrix apresentou a lista de materiais a serem adquiridos, o projeto arquitetônico e as adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros para que seja possível, dentro da estrutura existente, a realização de reuniões com os mais de 120 associados.
A diretoria da Colônia Z-13, da Barra dos Coqueiros, a equipe técnica que executa os projetos de compensação do PEAC e os representantes da empresa Aquatrix
Para a presidente da Colônia Z-13, Wilma Santos Santana, a demanda é um antigo anseio dos pescadores. “A expectativa é grande. Sonhamos há dez anos com este projeto e estamos ansiosos por sua execução. Não temos uma sede e temos que pedir local emprestado. A nossa última reunião aconteceu no salão paroquial, porque as escolas já não nos cedem o espaço. O primeiro benefício é sair do aluguel. Nós temos sonhos e deixando de pagar o aluguel conseguiremos realizar boa parte deles”, enfatizou Wilma.
A diretoria da Colônia Z-13 acompanhando os detalhes do projeto
Segundo presidente Wilma Santos Santana, o projeto é um antigo anseio dos pescadores
Após a reunião devolutiva para apresentação, discussão e aprovação pela diretoria da colônia, o projeto executivo será enviado ao IBAMA para análise e aprovação. O último passo é a contratação da empresa executora da obra. “Existe expectativa de iniciarmos a execução dos projetos estruturantes ao fim deste ano ou início de 2016. Com este objetivo estamos buscando resolver internamente, na Petrobras, questões jurídicas relacionadas ao modo de contratação da obra”, informa Leda Barbosa, da equipe técnica do PEAC.
Atual sede da Colônia de Pesadores Z-13 da Barra dos Coqueiros/SE
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.