Carregando...

Campanha ‘Royalties Transparentes’ é lançada em Pirambu

  • 17-07-2015

Foi com muita animação e informação que a campanha ‘Royalties Transparentes’ foi lançada em Pirambu no evento Forró dos Royalties, no dia 11 de julho. As iniciativas são do projeto Observatório Social dos Royalties, que integra o Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC), e é desenvolvido em conjunto com moradores da sede e dos povoados do município de Pirambu, no litoral norte de Sergipe.

A quadrilha formadas por crianças da Escolinha Estrelinhas do Saber foi uma das atrações do lançamento da campanha

A quadrilha formadas por crianças da Escolinha Estrelinhas do Saber foi uma das atrações do lançamento da campanha

De acordo com Tamires Barros, que compõe a equipe técnica do Observatório, a campanha tem a intenção de mobilizar os moradores do município. “Ela objetiva mobilizar a comunidade para exigir do poder público uma transparência na aplicação dos recursos dos royalties de petróleo em Pirambu e que a destinação de tais recursos seja com base nas prioridades dos cidadãos”, informou Tamires.

Bricadeiras como pesca e quebra pote garantiram a animação das crianças

Brincadeiras como pesca e quebra pote garantiram a animação das crianças

Com distribuição de cartazes e intervenções dos participantes do projeto, o Forró dos Royalties buscou, principalmente, levar conhecimento acerca da participação e controle social na aplicação dos recursos provenientes do petróleo. Para a turismóloga Aniele Oliveira, a junção de cultura e informação proposta pelo evento foi bem acertada. “Foi importante para mostrar a comunidade o que são os royalties e para que servem. Isso é muito bom porque a população passa a ter conhecimento e a partir disto pode exigir seus direitos”, frisou a moradora de Pirambu.

com um mix de vozes, chacoalhos e batuques o grupo Ibura foi mais uma atração que garantiu a animação do evento

Com um mixo de vozes, chacoalho e batuques o grupo Ibura foi mais uma atração que garantiu a animação do evento

Quem também ficou satisfeita com que o que viu e ouviu foi a servente Elieide Barbosa. “O evento foi bom porque teve a participação dos moradores. Gostei muito das atrações musicais que se apresentaram”, opinou. O evento contou com as apresentações dos estudantes da Escola Estrelinha do Saber, do grupo IBURA, da QuadrilhAmbu e do Forró de Mala e Cuia.

A quadrilha formada por jovens de Pirambu também foi uma das atividades culturais apresentadas para o público presente

A quadrilha formada por jovens de Pirambu também foi uma das atividades culturais apresentadas para o público presente

Para a integrante da QuadrilhAmbu, Josiane Santos Souza, a oportunidade de se apresentar no evento foi fundamental para fortalecer o grupo cultural. “A quadrilha foi criada com o objetivo de falar sobre as belezas de nossa cidade. Este ano falamos do mar, de onde vem a maior fonte de renda de Pirambu. Existiram muitas quadrilhas aqui no município e, infelizmente, hoje não existe mais. Aqui há uma deficiência nas políticas de incentivo aos grupos culturais e esse evento é essencial para nos fortalecer”, avalia Josiane.

A campanha de sensibilização da comunidade de Pirambu teve como última atração o autêntico Forró do Mala e Cuia

A campanha de sensibilização da comunidade de Pirambu teve como última atração o autêntico Forró do Mala e Cuia

O Forró teve ainda a participação de artesãs e quituteiras dos povoados de Pirambu. Jocélia Clara dos Santos, que faz bordado, vassoura, tranças, chapéu e doces, gostou da oportunidade de mostrar seus trabalhos. “O Forró trouxe uma renda a mais pra gente, além do que divulgamos nosso trabalho para mais pessoas”, disse a moradora do povoado Água Boa.

Mais informações sobre a campanha Royalties Transparentes podem ser acessadas no perfil do Facebook Pirambu Royalties. Assista também ao vídeo da atividade https://www.youtube.com/watch?v=Hz8ynfdw_gU&feature=youtu.be 

 

 

Programa Peac

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.