Carregando...
Conselheiros Gestores eleitos durante o VIII Encontro do PEAC participaram da primeira reunião da 4ª Gestão nos dias 29 e 30 de janeiro de 2016, em Aracaju. Entre as principais discussões realizadas na reunião, houve o esclarecimento sobre os papéis de atores sociais envolvidos no Licenciamento Ambiental, a organização da reunião e os documentos que regem o conselho, além da definição do calendário anual de reuniões.
Os conselheiros da quarta gestão iniciaram a reunião destacando as expectativas para o ano de trabalho
A reunião contou com a presença de oito novos membros que participam do conselho pela primeira, além de alguns conselheiros que haviam participado da 1ª e 2ª gestões e que retornam ao programa.
O momento inicial foi dedicado à apresentação dos conselheiros, que puderam falar sobre as expectativas quanto à participação no Conselho, conhecer a equipe técnica que desenvolve as atividades de assessoria ao Conselho Gestor e demais técnicos que acompanham as atividades do projeto. No primeiro ponto de pauta o representante da Petrobras Paulo Alceu falou sobre os objetivos do Licenciamento Ambiental, os programas e projetos desenvolvidos pela empresa, os objetivos e público prioritário do PEAC, além de explicar o papel do IBAMA, da Petrobras, da UFS e do Conselho Gestor no programa.
Paulo Alceu explicou o Licenciamento Ambiental e os papéis das instituições envolvidas no PEAC
Ao longo dos dois dias de reunião, foram desenvolvidas dinâmicas de grupo com o objetivo de aproximar veteranos e novatos. Ação que o conselheiro José Carlos Ferreira do Nascimento da comunidade de Coqueiro (Jandaíra/BA) considerou de importância. “O que me marcou nestes dois dias foi a interação dos conselheiros. Onde eles não só reivindicam os benefícios para as comunidades deles, mas também para as outras comunidades da área de abrangência”, relata.
Durante os dois dias de reunião foram desenvolvidas dinâmicas de grupo com o objetivo de integrar a nova gestão
No momento de interação os conselheiros elencaram pontos em comum
Outro importante ponto discutido na reunião foi a organização da reunião, sua estrutura e desenvolvimento das atividades, o estatuto e o regimento interno do conselho gestor. Ponto que contou com uma ampla participação dos membros, inclusive com sugestões. Para a conselheira Maria de Fátima Santos Gentil, da comunidade de Santana dos Frades (Pacatuba/SE), a primeira reunião já foi de grande aprendizado. “Aprendi muito nestes dois dias de atividade. Troquei também muitas informações com os colegas do conselho, que passaram dicas e experiências”.
Equipe de assessoria conduziu e esclareceu o desenvolvimento da reunião ordinária realizada mensalmente
A técnica que desenvolve projeto de assessoria ao Conselho Gestor, Ana Régia Oliveira, considerou a primeira reunião positiva. “Mesmo com a presença de oito novos membros que nunca participaram da reunião do conselho ou de espaços como este, eles ficaram atentos, prestaram atenção nas discussões e se mostraram interessados em desenvolver as atividades dentro do conselho. A nossa expectativa é que os projetos de compensação que estão parados tenham continuidade e de participação maior dos conselheiros nos projetos de mitigação”, destaca Ana Régia.
No desenvolvimento do PEAC, os conselheiros conheceram o andamento dos projetos de compensação e detalhes do projeto de assessoria ao Conselho Gestor
A apresentação sobre a situação dos projetos desenvolvidos no programa se deu através de reunião dos conselheiros por região para tratar das atividades da compensação e as atividades de mitigação foram apresentadas por meio de vídeos e explanação sobre objetivos e principais atividades desenvolvidas nos projetos Conselho Gestor do PEAC, Organização e Fortalecimento de Base das Marisqueiras e Observatório Social do Royalties.
“O início de uma nova gestão é sempre um desafio. Esperamos que os conselheiros desenvolvam várias atividades e que possam se comprometer e assumir uma posição mais ativa na resolução dos conflitos nas próprias comunidades. Estamos trabalhando para que neste ano possamos resolver os problemas da compensação e superar o cronograma de execução”, é o que afirma a técnica da equipe que desenvolve os projetos de compensação do PEAC, Leda Barbosa.
Conselheiros em momento de deliberação
A eleição dos integrantes da coordenação do conselho e a definição do calendário anual de reuniões foram realizadas, conforme informações que seguem:
Coordenação:
Representantes da Região Sul
Djalma José de Jesus
Maxuel Reis Barbosa
Representantes da Região Centro
Adilma Gomes Santos
Gilvan Bispo de Jesus
Representantes da Região Norte
Maria de Fátima Santos Gentil
Ênio Pereira Rabelo
Agenda Anual de Reuniões e Locais
Fevereiro – 26 e 27.02 (Centro Regional Sul)
Março – 01 e 02.04 (Aracaju)
Abril – 29 e 30.04 (Centro Regional Norte)
Maio – 27 e 28.05 (Aracaju)
Julho – 22 e 23.07 (Centro Regional Sul)
Agosto – 26 e 27.08 (Aracaju)
Setembro – 23 e 24.09 *CURSO* (Centro Regional Norte)
Outubro – 28 e 29.10 (Aracaju)
Dezembro – 01 e 02.12 *Reunião do Conselho* e 03 e 04.12 *Encontro do PEAC*
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.