Carregando...
Em sua terceira reunião, a nova gestão do Conselho Gestor, definiu neste último sábado, 2, os temas formativos que serão trabalhados durante todo ano de 2016. As escolhas foram feitas a partir das realidades e problemas vivenciados nas comunidades de abrangência, com objetivo de potencializar as ações do conselho.
Para Ênio Pereira, conselheiro e morador de Pirambu, os temas escolhidos contribuirão para a organização social dos conselheiros, visto que muito dos membros estão na gestão pela primeira vez.
Conselheiros apresentam temas debatidos em grupo
“Acredito que os cursos escolhidos ajudarão os novos conselheiros a criar intimidade com as discussões sobre educação ambiental. Temas como Associativismo e Cooperativismo darão uma bagagem maior a eles, já que muitos dos conselheiros são membros de associações e cooperativas”, afirma.
Outros temas também foram elencados na reunião como prioritários. Foram eles: conflitos ambientais, estratégias de organização social, políticas públicas e ecoturismo.
Para Thainara Guimarães, técnica coordenadora do projeto do Conselho Gestor, as temáticas refletem a realidade vivida pelos conselheiros. “Os temas escolhidos representam a realidade das comunidades, então eles servem, muitas das vezes, como estímulos para o enfrentamento dos problemas que são recorrentes. Acredito que o desafio maior dos conselheiros vai ser levar as discussões realizadas em reunião para as comunidades, na tentativa de encontrar soluções práticas na minimização dos problemas”, afirma.
Educomunicação
O trabalho em Educomunicação, realizado como piloto no Projeto do Observatório Social dos Royalties, também foi um dos temas transversais escolhidos para o ano de 2016.
Com metodologias e ferramentas de comunicação, os conselheiros esperam que a Educomunicação potencialize a divulgação de informações e a mobilização das comunidades acerca dos problemas vividos diariamente.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.