Carregando...

Grupos de Base planejam ações do Movimento das Marisqueiras

  • 02-08-2016

Dando continuidade às ações do Projeto de Organização e Fortalecimento Sociopolítico das Marisqueiras do Litoral Norte de Sergipe, o mês de junho foi marcado por reuniões dos três grupos de base formados pela Comissão Articuladora do Movimento das Marisqueiras de Sergipe (MMS).

Com objetivo de planejar as reuniões que elegerão as coordenações locais do MMS, os grupos de base alianças, mobilização e estrutura, definiram, em seus encontros, a metodologia e programação das reuniões, os recursos necessários, as estratégias adequadas para mobilização e as principais alianças com movimentos sociais.

Encontros que ocorreram em Robalo (Aracaju) e Muculanduba (Estância), no mês de junho, reuniram marisqueiras das comunidades de Mosqueiro, Bairro Industrial, Pontal, Rita Cacete, Apicum, Tibúrcio e Pedra Furada.

Segundo Ticiane Pereira, técnica do projeto, há, entre as marisqueiras, um entusiasmo acerca da fundação do Movimento das Marisqueiras de Sergipe (MMS). “As mulheres estão decididas sobre a importância do movimento e sabem do desafio que enfrentaremos pela frente”, confirma.

Segunda reunião formativa

Com data marcada para o dia 9 de julho, a segunda reunião formativa aconteceu no povoado Terra Caída, município de Indiaroba, e reuniram dez marisqueiras representantes das comunidades de Apicum (São Cristóvão), Mosqueiro e Bairro Industrial (Aracaju), Porto do Mato, Tibúrcio e Muculanduba (Estância), Pontal e Terra Caída (Indiaroba) e Pedra Furada (Santa Luzia do Itanhi).

A atividade aconteceu durante todo dia e permitiu que os grupos de base apresentassem as discussões realizadas no mês de junho. Além disso, as marisqueiras discutiram sobre a importância da classe trabalhadora na construção de um projeto de sociedade, capaz de atender os interesses das trabalhadoras e trabalhadores do Brasil, e que seja capaz de contrapor as opressões e a exploração de classe.

Ao final da reunião, as mulheres deliberaram a construção, ainda neste mês, da Carta de Princípios que norteará o Movimento das Marisqueiras de Sergipe. Esta carta tem como objetivo, definir o projeto das Marisqueiras em defesa da classe trabalhadora e contrapor qualquer tipo de exploração das trabalhadoras e trabalhadores.

Programa Peac

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.