Carregando...
Aconteceu ontem, 5, na Universidade Federal de Sergipe, a reunião do Grupo de Trabalho do Conselho Gestor do Programa, responsável pela construção dos Encontros Regionais do PEAC, previsto para janeiro de 2017.
A reunião contou com a participação de seis conselheiros representantes das regiões norte, sul e centro, além das equipes técnicas, da Coordenação do programa e da Petrobras. Na ocasião, foram discutidos os principais temas a serem abordados nos Encontros. Dentre eles estão os conflitos regionais vivenciados pelas comunidades da área de abrangência, a avaliação do Conselho Gestor e seus objetivos e a situação dos projetos de compensação.
Os Encontros Regionais – centro, sul e norte – surgem como uma nova proposta de formação e organização do Conselho Gestor, em substituição ao formato já conhecido de Encontro anual. A proposta é que os Encontros Regionais ocorram em anos alternados ao Encontro anual, que deverá ocorrer no final de 2017 – ano de eleição da 5ª gestão do Conselho Gestor. A proposta da programação será apresentada a todos os conselheiros na reunião ordinária marcada para o dia 23 e 24 de setembro, em Aracaju.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.