Carregando...

Participação do Ibama e Oficina de Educomunicação são destaques em reunião do Conselho Gestor

  • 04-10-2016

Diante da Ação Civil Pública movida contra a Petrobras e o Ibama – referente aos atrasos na elaboração e execução dos 40 projetos de compensação – a reunião bimensal do Conselho Gestor, ocorrida em Aracaju, nos dias 23 e 24 de setembro, contou com a participação de Cecília Barbosa, analista ambiental do Ibama.

Durante os dois dias de atividade, a representante do Ibama prestou esclarecimentos acerca dos projetos de compensação e sobre a ação civil pública, oriunda da denúncia feita em 2011, por Robério Manoel, membro da primeira gestão do Conselho Gestor.

cecilia

Cecília Barbosa esclarece Ação Civil Pública sobre compensações

Dentre as justificativas de atraso, estão, principalmente, os impasses fundiários relacionados à compra e/ou doação de terrenos. Apesar da demora na execução dos projetos, a procuradora da república, Sra. Lívia Tinôco, acordou, em audiência, o acompanhamento das ações do Programa com objetivo de acelerar os projetos de compensação. A Petrobras e o Ibama, em reunião com o Conselho Gestor, sinalizaram o início de 22 projetos de obras e veículos e 3 projetos de cursos para o mês de outubro.

Oficina de Educomunicação : Jornal Comunitário

oficina-zine

Conselheiros discutem e elaboram jornal comunitário

Os conselheiros também participaram, no sábado pela manhã, 24, da terceira oficina de Educomunicação, ministrada pelo comunicador social Pedro Alves. Desta vez, os membros experimentaram o trabalho de elaboração e montagem de um Jornal Comunitário e conheceram a história do Jornal Boca de Rua, jornal produzido exclusivamente por pessoas em situação de rua, na cidade de Porto Alegre.

A exibição do filme Boca de Rua – Vozes de uma gente invisível, provocou debate sobre a função social da comunicação, do jornalismo, o analfabetismo e a produção jornalística artesanal e independente.

Através de recorte de revistas e colagem, inspirados na produção de Fanzines, os comunitários, divididos em dois grupos, escolheram os temas: preservação ambiental e conflitos ambientais. Cada grupo discutiu seu tema e posteriormente montaram o jornal. Com a oficina de Jornal Comunitário, fecha-se o primeiro ciclo de oficinas de Educomunicação para o Conselho Gestor.

Foram três oficinas trabalhadas com as linguagens Audiovisual (Oficina de vídeo gravado em celular), Radiofônica (Oficina de Rádio Feira) e Impressa (Oficina de Jornal Comunitário).

 

Programa Peac

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.