Carregando...

Conselho Gestor participa de curso com o tema ‘Cooperativismo e Associativismo’

  • 07-11-2016

“Isso se parece com uma teia”. Foi assim que o membro do conselho gestor, Clécio Cardoso dos Santos, 36 anos, morador do povoado Poças, município de Conde (BA), definiu a dinâmica estabelecida por Alessandra Magna, analista do Conselho Gestor do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras(PEAC). Alessandra facilitou a dinâmica de apresentação que deu início ao curso de capacitação com o tema Cooperativismo e Associativismo, que ocorreu nos dias 27 e 28 de outubro, em Aracaju.

Após apresentação, foi convidada a palestrante Ana Maria Resende, especialista em associativismo e cooperativismo. Resende falou sobre a importância do tema no fortalecimento dos elos entre as comunidades. “É fundamental que os conselheiros fomentem a cultura do associativismo, organizando-se enquanto grupo com objetivo de reivindicar demandas de suas realidades”, explicou.

img_2615

Ana Maria e coordenadoras do Peac

 

O que mais despertou a atenção do suplente do conselho gestor, José Ailton Nascimento, 56 anos, morador da Atalaia Velha foi a forma de organização em Cooperativa. “Aqui estou aprendendo na prática e entendendo como funciona legalmente uma cooperativa. Precisamos entender como funciona o trabalho do cooperativismo para que essa forma de organização dê certo em nossa comunidade”, explicou José Ailton.

A manhã do segundo dia do curso começou com um debate mediado pelos próprios comunitários, a mesa foi formada por Djalma José (Estância), Clecio Cardoso (Poças), Adilma Gomes (Aracaju) e Enio Rabelo (Estância). Na oportunidade os representantes expuseram as dificuldades encontradas na organização de associações e cooperativas. Adilma Gomes, comunitária da Farolândia em Aracaju, acrescentou que as discussões acerca do associativismo e cooperativismo podem contribuir na busca de alternativas aos impactos causados pelos condomínios e casas de luxo.

img_2601

Conselheiros participam de capacitação

 

“Eu aqui nesse curso consegui vislumbrar ações que podemos desenvolver com as marisqueiras que ainda sobrevivem do pescado. A gente já buscava alternativas para sobreviver trabalhando como lavadeira, mas as mulheres mais velhas ainda sobrevivem do pescado. Temos que buscar alternativas porque o impacto ambiental causado pelos condomínios e casas de luxo aqui já acabaram com o milone (espécie de peixe pequeno, pescado tradicionalmente por marisqueiras), por exemplo”, explicou Adilma.

A coordenadora do PEAC, Maria do Socorro Ferreira, destacou a importância do curso para a consolidação das associações e cooperativas que estão situadas dentro do território da costa sergipana. “Esse curso é de extrema importância porque objetiva fortalecer uma realidade presente na vida dos comunitários, que é a forma de organização a partir da associação e da cooperativa. Muitos deles sabem como funcionam as associações, mas têm dúvidas jurídicas e aqui é um espaço para dirimirmos as dúvidas e possibilitar aos comunitários o trabalho organizado”, explicou a coordenadora.

img_2610

 

Cooperativa e Associação

As formas de organização em cooperativa e associação têm naturezas diferentes. As cooperativas têm finalidade econômica e seu objetivo é viabilizar, coletivamente, a produção e comercialização de produtos, já as associações têm por objetivo estabelecer uma organização popular para possibilitar ações de assistência cultural, social e educacional, interesses de classe e outras necessidades das comunidades. É a compreensão dessa diferença que determina a adequação de ações a um ou ao outro modelo. A associação é importante para levar-se adiante uma ação social, já a cooperativa é o regime ideal para possibilitar uma atividade comercial em média e grande escala de forma coletiva.

 

Programa Peac

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.