Carregando...
V Feira Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais será realizada nos dias 7 e 8 de junho. Representantes de comunidades da costa sergipana e de dois municípios da Bahia se reunirão no Oceanário de Aracaju para exposição e comercialização dos produtos fabricados nas próprias comunidades. Com início previsto para as 19h, o evento terá entrada gratuita e será aberto ao público que deseja conhecer mais sobre as tradições e a riqueza cultural encontrada nos territórios costeiros, que envolvem desde gastronomia e artesanato até música e a dança.
A feira compõe a programação do XI Encontro do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) e objetiva evidenciar o protagonismo dos povos e comunidades tradicionais. Nesta sexta (07), entre as atrações do evento, os participantes terão oportunidade de prestigiar o Samba de Coco do Mosqueiro com o mestre Diô e presença das mestras Madá e Adelaide do Povoado Ilha Grande.
No sábado (08), será a vez de conhecer a Batucada Improviso do Quilombo Ponta de Areia e a Quadrilha Rosa dos Ventos do bairro Santa Maria. Durante a feira também serão expostos e comercializados pratos com mariscos, cocadas, doces, geleias e mel, além de peças de artesanato de palha de taboa e ouricuri, artes em quadros e biojóias. Esses produtos compõem a diversidade cultural refletida pelas mãos dos pescadores, marisqueiras, catadoras de mangaba, camponeses e camponesas presentes na feira.
De acordo com o membro da comissão organizadora da feira, Itamar Peregrino, o evento fortalece a cultura culinária e artística da região. “Essa feira vai além da venda de produtos, é um encontro de experiências, de trocas de culturas”, afirma.
Programação completa
SEXTA-FEIRA (07), ÀS 19H
SÁBADO (08), ÀS 19H
XI EPEAC
O Encontro do PEAC (EPEAC) representa um grande momento de discussão sobre as questões e conflitos existentes nas comunidades costeiras e chega à sua décima primeira edição enfatizando os debates atuais sobre legislação ambiental, políticas públicas, comunicação popular, identidade, cultura e territorialidade, entre outros.
PEAC
Com o convênio administrado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese/UFS), o PEAC está no marco do licenciamento ambiental federal para exploração de petróleo e gás offshore na bacia Sergipe/Alagoas e abrange 95 comunidades tradicionais de toda a costa sergipana - espacializadas em dez municípios - e de Conde e Jandaíra, na Bahia.
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) incentiva o fortalecimento dos Territórios de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. A realização do PEAC é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.