PEAC

Cursos de Capacitação

25 de julho de 2011

Nos dias 29 e 30 de junho, foram realizadas aulas inaugurais dos cursos de capacitação de instalador hidráulico e eletricista predial, nas comunidades de Pedreiras, em São Cristóvão, e de mecânica de motores de rabeta e ecoturismo, na Sede e Saramém, ambas localizadas no município de Brejo Grande. Os cursos foram definidos pelas respectivas comunidades como projetos de compensação dentro do PEAC.

Na solenidade de abertura, além das comunidades, estiveram presentes representantes da Petrobras, da Universidade Federal de Sergipe, integrantes das instituições responsáveis pela coordenação e execução dos cursos e integrantes do Conselho Gestor do PEAC, que fizeram questão de prestigiar um momento muito esperado por todos os envolvidos com o programa. Também o IBAMA, responsável pelo licenciamento ambiental das atividades marítimas de petróleo, se fez representado na ocasião.

As aulas inaugurais marcam o início da execução das mais de 80 demandas escolhidas pelas comunidades, as quais terão sua execução iniciando ao longo deste ano e no ano de 2012. Para os conselheiros, que estão há pouco mais de um ano representando suas comunidades no programa, o momento é de grande importância, tanto para o fortalecimento da palavra deles perante as comunidades, como para o aumento da credibilidade dos comunitários em relação ao PEAC.

Os professores apresentaram uma síntese dos conteúdos a serem abordados nos cursos, a dinâmica de trabalho e estudo, além das demandas de mercado de trabalho em cada área.

Já os futuros profissionais demonstravam muita satisfação com o início dos cursos, e se declaravam ansiosos pela oportunidade de participar de cursos técnicos em sua própria comunidade.

Veja também: